HUT aprimora segurança em transfusões de sangue
Alinhado às melhores práticas de segurança em saúde, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), avança nos processos de qualidade e desenvolveu o Protocolo do Ato Transfusional para aprimorar a segurança em todas as etapas relacionadas à transfusão de sangue do hospital.
As ações para implementação do protocolo incluem orientações e treinamentos in loco, além das atividades de hemovigilância que buscam a máxima qualidade das infusões.
No HUT são realizadas em média 510 transfusões ao mês que auxiliam no tratamento de uma ampla gama de condições médicas, capazes de salvar vidas, que vão desde cirurgias de grande porte até traumas complexos.
O protocolo elaborado pela Agência Transfusional da unidade padroniza toda as etapas envolvidas na transfusão de sangue seguindo os parâmetros vigentes adotados pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contribuíram para a implementação do Protocolo Estadual de Transfusão Segura.
Breila Melo, enfermeira responsável técnica pela Agência Transfusional, destaca que o documento elaborado e aplicado no HUT foi uma das referências para o protocolo implementado em toda rede hospitalar do Piauí em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesapi), Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM/PI), Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (Divisa/PI).
De Janeiro até Novembro, o HUT realizou 5.620 transfusões nas modalidades de rotina, urgência, emergência e hemotransfusões maciça em reposta a quadros de hemorragia grave.
No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário. A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas e mantém os estoques hospitalares abastecidos.