HUT conta com programa de Cuidados Paliativos do Proadi-SUS
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) passa a fazer parte do Programa de Cuidados Paliativos no SUS (CP). O HUT foi à unidade da rede que preencheu os critérios de seleção do Ministério da Saúde nos grupos de serviços: atenção hospitalar e atenção domiciliar, enquanto o Centro de Saúde Lineu Araújo será inserido na atenção ambulatorial especializada.
Esta é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e o Hospital Sírio-Libanês que conduzirá o projeto por 10 meses, dividido em quatro etapas: alinhamento, diagnóstico, plano de ação e monitoramento.
A abertura para o início do Programa aconteceu hoje (19 de dezembro), com os representantes do projeto e a participação da equipe de cuidados paliativos do HUT formada pelos médicos: Danilo Luz, Dayse Luz e Milena Cavalcante; enfermeiros(a): Danielly Rocha, Erilene Pontes, Larissa Azevedo, Lenier Braga, Maria Cândido, Socorro Rego, Nayane Formiga, Silvia Alcântara e Alisson Oliveira; Fisioterapeutas: Thiago Barreto e Bruno Cortez; Assistente Social, Osfrany Martins; Psicólogo Eduardo Moita e da Administração Erika Santos.
Esta é uma parceria importante para o HUT, tendo em vista que o projeto vai melhorar a satisfação do paciente e cuidador, com o cuidado centrado no paciente e não só na doença, além de uma menor utilização de recursos do sistema de saúde, afirma o diretor geral, Anderson Dantas.
A equipe do Sírio-Libanês fará a consultoria de maneira híbrida alternando atividades presenciais e online para melhorar as práticas assistenciais e processos relativos à CP, na atenção hospitalar cuidando dos casos mais complexos e domiciliar por meio da Equipe de Atenção Domiciliar (EMAD) do HUT.
Com uma gestão eficiente e atenta a melhoria contínua, o HUT vem sendo contemplado por iniciativas do Proadi através do projeto “Saúde em Nossas Mãos” reduzindo a incidência de infecção hospitalar, do “Modelo de Custeio” para estimar a economia decorrente das medidas de prevenção e agora integra também o programa de “Cuidados Paliativos” com impacto positivo na saúde dos pacientes e familiares.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Cuidados Paliativos (CP) como uma abordagem que promove qualidade de vida de pacientes, diante de doenças que ameaçam a vida, através de prevenção e alívio do sofrimento por meio do tratamento da dor e outros sintomas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais.