DestaqueGeral

HUT reativa captação de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes

Foto: Ascom HUT

 

Doação de órgãos salva vidas e transforma um momento de dor em esperança, e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), retomou a captação de órgãos de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes.

Na tarde dessa última terça (12), equipe multidisciplinar do HUT por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), com apoio da equipe de médicos e profissionais da Central Estadual de Transplantes realizaram a captação de rins, córneas e fígado. O doador foi um homem de 36 anos que após rigoroso protocolo para constatação da morte encefálica, à família autorizou a doação dos órgãos.

Sob a supervisão da Equipe de Perfusão de Órgãos do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), a captação foi realizada pela equipe do HUT formada pelos médicos: Wellington Figueiredo e Danilo Luz, enfermeiros Douglas dos Santos; Jalyni Prado e Cássio Nunes e as técnicas de enfermagem Claudiana Mendes e Helena Silva.

Após o procedimento que durou pouco mais de três horas, a família do doador recebeu o agradecimento dos profissionais da unidade, rins e córneas serão transplantados no HGV, enquanto o fígado seguiu para rede nacional onde já foi transplantado em um receptor compatível. Com essa primeira captação realizada no HUT até cinco pessoas que aguardavam na fila para transplantes do Ministério da Saúde (MS) podem ser beneficiadas.

O médico coordenador da CIHDOTT do HUT, Danilo Luz, evidencia a importância do engajamento da comissão e da especialização da equipe realizada recentemente.

“Venho agradecer em nome da comissão, a todos os profissionais que de forma, direta e indireta, viveram esse momento, acolhendo e ajudando uma família frente à dor da perda, ocasionando um resultado positivo e proporcionando, assim, qualidade de vida outras pessoas através da doação”, disse o coordenador da CIHDOTT do HUT.

O diretor-geral, Fábio Marcos, fala sobre a estratégia adotada pelo hospital para a central de transplantes.

“O HUT tem sido estratégico para a central de transplantes, pois atendemos pacientes com doenças de alta complexidade. Trabalhamos também para que possamos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e, consequentemente, de salvar vidas, afirma o diretor geral.

A coordenadora de enfermagem da CIHDOTT, Sylvia Leite, destaca o interesse de doar em vida.

“O HUT tem uma estrutura excelente. Essa primeira captação abre caminhos para outras. Serve de exemplo. É importante verbalizar o interesse de doar em vida”, finaliza a coordenadora de enfermagem da CIHDOTT, Sylvia Leite.

O Hospital de Urgência de Teresina é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora e está retomando o serviço que estava desativado desde 2016. Com a reativação da Comissão em Junho desse ano já registrou o acolhimento de 34 famílias de potenciais doadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *