Instagram impõe novas restrições a adolescentes no Brasil e na América Latina

O Instagram passa a aplicar novas restrições automaticamente em contas de adolescentes no Brasil e em outros países da América Latina. As mudanças, anunciadas pela Meta no final de 2023, determinam que os perfis de menores de 18 anos terão configurações mais rígidas, e as restrições só poderão ser removidas com a autorização dos pais ou responsáveis.
Com as novas regras, as contas de adolescentes serão configuradas como privadas por padrão, o que significa que apenas seguidores e conexões existentes poderão ver suas postagens e interagir com o perfil. Além disso, os jovens não receberão notificações entre 22h e 7h, e conteúdos sensíveis, como imagens com nudez ou violência, terão maior controle nas seções Explorar e Reels.
As mudanças fazem parte de um esforço da Meta para aumentar a segurança dos menores de idade na plataforma, após críticas e processos judiciais relacionados ao impacto negativo do Instagram na saúde mental dos jovens. Especialistas alertam que as redes sociais podem gerar estresse, ansiedade e distúrbios de imagem corporal, especialmente entre adolescentes.
Outra medida importante é que, para jovens com menos de 16 anos, qualquer alteração nas configurações só poderá ser feita com a permissão de um adulto responsável. A idade mínima para criar uma conta no Instagram permanece 13 anos, mas agora os responsáveis terão mais controle sobre a atividade online de seus filhos.