Jeová defende auditoria na Prefeitura após “falta de transparência total” na transição
Falta de transparência total”, assim o vice-prefeito diplomado da capital, Jeová Alencar, definiu o processo de transição entre a gestão de Dr. Pessoa e o prefeito Silvio Mendes. Na manhã desta segunda (30) o coordenador da transição se reuniu com Silvio e apresentou o cenário de dificuldades ao gestor eleito.
O relatório de transição deveria ter sido concluído na semana passada, porém, por problemas burocráticos, ainda não foi finalizado. Até o momento problemas foram detectados em diversas pastas e dívidas milionárias foram apontadas.
Jeová explicou o contexto atual do levantamento de documentos.
“A gente tem que passar informação verdadeira, e a gente vem tendo esses problemas junto a Prefeitura e Teresina. A gente solicita as informações, eles demoram com as informações e quando vem não é mais a realidade, porque todos os dias a Prefeitura está mudando, principalmente a sua questão financeira, muda, cancela empenhos, cancela RP, ou seja, uma falta de transparência total”, afirmou.
O vice-prefeito diplomado de Teresina confirmou a intenção de fazer uma auditoria já no início da gestão.
“A gente precisa fazer auditoria para ter a real situação da Prefeitura. É uma dificuldade em todas as áreas, somente na área da saúde, muitas empresas recorrem na justiça para receber pagamento. Na área da educação, a merenda escolar que não foi paga, muitos empenhos cancelados. Na questão do lixo, só foi pago o lixo só a metade do mês de novembro, falta outra metade, falta dezembro, transporte público até o momento não foi pago no novembro nem dezembro e assim a preocupação total, preocupação era até com o pagamento da folha dos servidores”, finalizou.
Em nota o coordenador da transição de Dr. Pessoa, João Henrique Sousa, negou as irregularidades.
“A transição de governo foi conduzida de maneira adequada e com total transparência pela atual gestão municipal, garantindo o pleno acesso dos representantes da nova administração às secretarias e seus respectivos trabalhos. Durante o processo, as equipes do novo governo tiveram a liberdade de solicitar e receber todas as informações necessárias para o entendimento das atividades e das demandas da administração pública.
Em todas as etapas, buscou-se assegurar que as trocas de informações e a cooperação entre as equipes fossem realizadas de forma clara e eficaz. Caso tenha ocorrido qualquer situação de dificuldade ou desconforto, a coordenação responsável não recebeu qualquer comunicação a esse respeito”