Lula reúne ministros hoje e discute como baixar preços dos alimentos
O presidente Lula convocou ministros nesta sexta-feira (24) para discutir medidas para reduzir o preço dos alimentos, um problema que tem impactado sua avaliação desde o ano passado. Apesar de uma reunião similar em março de 2024, o desafio persiste e é uma preocupação para o governo, segundo o ministro da Secom, Sidônio Palmeira.
Após recuar da ideia de intervenção nos preços, o governo voltou a discutir medidas para reduzir o custo dos alimentos. Participarão da reunião desta sexta os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).
INFLAÇÃO ALTA
A inflação de 2024 fechou em 4,83%, acima do teto de 4,5%, com alimentos e bebidas acumulando alta de 7,69% e impactando 1,63 pontos no índice. Na quinta (23), ministros e o secretário Guilherme Mello discutiram propostas a serem apresentadas a Lula.
O governo atribui a alta dos alimentos a eventos climáticos extremos, que afetaram a produção, e à recente valorização do dólar, que encareceu bens essenciais no Brasil. A alta do dólar encarece produtos exportados, importados ou que dependem de insumos internacionais, como combustíveis, eletrônicos e alimentos.