DestaqueGeral

Ministro da Justiça vai enviar 20 homens da Força Nacional para reforçar buscas por Lázaro

Vinte homens da Força Nacional de Segurança serão encaminhados para o Entorno do DF, onde mais de 200 policiais estão focados nas buscas por Lázaro Barbosa, 32 anos. O ministro da Justiça, Anderson Torres, ligou para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, e ofereceu a ajuda federal. A caçada policial entrou, nesta quinta-feira (17/6), no nono dia.

“Toda ajuda profissional é bem-vinda. Eles estão para chegar”, anunciou o secretário de Segurança de Goiás.

As buscas desta quinta-feira estão focadas em uma área de mata fechada, em Girassol, no Residencial Itamar Nóbrega I. Um morador da região disse ter visto homem com as mesmas características de Lázaro no local. O ponto está localizado às margens da BR-070, em frente à base de operações que foi transferida para o local na manhã da quarta-feira (16/6).

“A inteligência está filtrando as informações, para ver se todas conferem. Também realizamos buscas no local”, informou Rodney Miranda.

O secretário de Goiás afirmou que Lázaro está mantendo um padrão de atuação. “A cada dia, ele se desgastando mais e cometendo erros. Cada aparição dele é um erro. E são nesses erros que nós vamos pegá-lo”, acredita.

Sobre a informação que circulou na noite de quarta-feira (16/6), de que policiais haviam baleado e matado Lázaro, o secretário goiano pontuou que notícias falsas atrapalham a ação das forças policiais. “Fake news atrapalham. Temos que checar o local e as informações, e isso atrapalha equipes que poderiam estar em campo e agir rapidamente”, ressaltou.

“Parceria total”

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, também está em Girassol (GO) e reafirmou que os policiais do DF estão focados na investigação. “A parceria com a operação é total desde o início, até porque ele começou atuando no DF. As polícias do DF estão dedicadas na busca. Confiamos plenamente na coordenação operacional por parte do Goiás”, frisou.

“Nós precisamos repensar o sistema de percepção criminal um todo, pois impacta na segurança. Ele já foi preso, investigado e conseguiu liberdade. É necessário que passemos por uma reformulação da norma, para que isso não volte a ocorrer”, ponderou o secretário do DF.

Três helicópteros foram acionados para averiguar a denúncia de que Lázaro foi visto, nesta manhã, em uma fazenda da região. As informações foram recebidas pelo serviço de inteligência. Apurações preliminares apontam que um morador da região teria dito que a Lázaro passou a noite em uma área urbana do bairro e entrou na mata pela manhã.

Neste momento, as buscas estão concentradas entre o Residencial Itamar Nóbrega I e o Residencial Itamar Nóbrega III. Ele estaria indo em direção ao conjunto habitacional onde o pai dele mora, em Girassol. O homem deixou a casa após a repercussão do caso.

Morador da região há 30 anos, que preferiu não se identificar por medo, contou ao Metrópoles o que era noticiado nos grupos da região, nas primeiras horas do dia. “Assim que chegou até nós, resolvemos vir até a base para denunciar e a polícia já está no local. A informação de que ele poderia estar na área, próximo ao gabinete de crise, é real. Diversas viaturas estão espalhadas na tentativa de capturá-lo.”

As polícias do Distrito Federal, de Goiás e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) entram no nono dia de caçada a Lázaro Barbosa, 32 anos. O homem é acusado de matar uma família no Incra 9, na quarta-feira da semana passada (9/6), e de espalhar terror nas zonas rurais do DF e do Entorno. Ele fez chacareiros reféns e trocou tiros com um caseiro e com a polícia, mas segue foragido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *