DestaqueGeral

Monitor da Violência: Piauí teve o 3º maior crescimento de crimes violentos no país em 2021

O Piauí teve o 3º maior crescimento de crimes violentos no país em 2021, na comparação com o ano de 2020. Em todo o Brasil, apenas sete estados tiveram crescimento no índice. No Piauí, o aumento foi de 11%.

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo o levantamento, o Piauí teve o terceiro maior crescimento do país na somatória de crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Em números totais, foram 780 vítimas desses crimes em 2021, o que representa duas vidas tiradas por dia no estado. Em 2020, foram cerca de 80 mortes a menos.

Facções e onda de assassinados no litoral

Novembro e dezembro foram os meses com maior índice de crimes, sendo mais de 80 por mês. Nesses meses, os homicídios explodiram no litoral do Piauí. Em Parnaíba, que em 2020 registrou 31 mortes, teve mais de 80 pessoas assassinadas no ano seguinte.

Na época, o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, declarou que o aumento impressionante aconteceu principalmente por conta da disputa, pelo controle do tráfico, por parte dede facções criminosas de outros estados que tentavam se instalar no litoral do Piauí.

Ainda no fim de 2021, a SSP realizou uma operação e prendeu diversos suspeitos desses crimes. Os assassinatos reduziram na região.

Na cidade, alguns crimes em especial chocaram a sociedade, como o assassinato de Maria Luíza, morta a tiros enquanto amamentava a filha na porta de casa no Bairro Dunas, em Parnaíba. Ela foi morta no dia 11 de novembro.

E o latrocínio contra o pastor evangélico Hilquias Clarindo Gomes, de 60 anos, assassinado a tiros em Parnaíba. Ele era membro da Igreja Batista Maranata e vice-presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos de Parnaíba (Cimpe).

Maior índice em 7 anos
Segundo a SSP, os números de 2021 representam a maior quantidade de mortes violentas intencionais dos últimos sete anos. A série histórica informada considera apenas os dados de 2014 a 2021.

O levantamento da Secretaria de Segurança Pública reuniu dados de homicídios, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e infanticídio.

Na capital, o número em 2021 foi o maior dos últimos cinco anos, com 336 mortes. Os bairros Santa Maria (Zona Norte), Angelim (Sul), Centro, Pedra Mole (Leste) e Itararé (Sudeste) foram os cinco bairros com mais registros de mortes no ano.

Interior
Depois de Teresina, as cidades de Parnaíba (19%), Piripiri (5%), Luís Correia (4%) e Picos (4%) aparecem em seguida, com a maior quantidade de casos. Dos 224 municípios, 103 não registraram mortes em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *