DestaqueGeral

Motoristas por aplicativo deverão fazer cadastro online para usar faixas de ônibus em Teresina

O cadastro para motoristas de aplicativo utilizarem as faixas exclusivas de ônibus em Teresina será realizado integralmente pela internet. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (8) pelo superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Carlos Daniel. No entanto, o prazo para o início do cadastramento ainda não foi definido.

Enquanto isso, a Strans orienta os mototaxistas e taxistas a renovarem seus cadastros para manter a validade de seus alvarás.

Regulamentação em andamento

De acordo com Carlos Daniel, os detalhes da regulamentação e a data de início do processo de cadastro serão divulgados em breve. “Estamos trabalhando na regulamentação do cadastro dos motoristas por aplicativo. A data e a regulamentação completa serão divulgadas brevemente quando tivermos todos os detalhes acertados. Mas o cadastramento será online para dar mais facilidade e agilidade ao processo”, destacou.

Regras para uso das faixas exclusivas

No momento, apenas motociclistas estão autorizados a trafegar nas faixas exclusivas de ônibus. Automóveis só podem utilizá-las quando realizarem conversões à direita para acessar ruas adjacentes no quarteirão seguinte.

Motoristas de aplicativo que descumprirem a norma, circulando pelas faixas exclusivas sem autorização ou antes da regulamentação, estarão sujeitos a sanções.

Documentação necessária para o cadastro

Para se cadastrar e obter a autorização para uso das faixas exclusivas, os motoristas de aplicativo deverão apresentar:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH): válida e autorizada para transporte de passageiros (física ou digital);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV): atualizado (físico ou digital);
  • Comprovação de vínculo com aplicativo de transporte.

Adesivos de identificação

Após a aprovação do cadastro, cada motorista receberá dois adesivos com o número de inscrição, que deverão ser fixados nas partes frontal e traseira do veículo. Esses adesivos serão obrigatórios para que o motorista circule pelas faixas exclusivas.

A iniciativa visa organizar o trânsito e garantir maior fluidez no transporte público, ao mesmo tempo que regulamenta o uso das faixas exclusivas pelos motoristas de aplicativo.