DestaquePolítica

MPE e TCE cobram compromisso dos candidatos a prefeito com 1ª infância

O Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) cobraram nesta sexta-feira (30) o compromisso dos candidatos a prefeitura de Teresina com políticas públicas para a primeira infância. Entre as cobranças está o combate à violência, racismo, defensa da saúde, creches, da vacina e políticas de defesa da criança e do adolescentes. Sete candidatos assinaram a carta compromisso que segue as resoluções do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Unicef. Assinaram a carta os candidatos Telsirio Alencar (Mobiliza), professor Tonny (Novo), Silvio Mendes (União Brasil), Francinaldo Leão (PSOL), Santiago Belizário (UP), Geraldo Carvalho (PSTU) e Fábio Novo (PT).

O procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura e o conselheiro Jackson Veras estiveram presentes na solenidade. O auditor de Controle Externo do TCE, Gilson Araújo, mostrou dados para os candidatos. Segundo ele, Teresina tem 65 mil crianças na primeira infância (zero a seis anos de idade), sendo a maioria pretas e pardas. Ele informou que a capital só tem 24% das crianças nas creches, um gargalo para a gestão e que 91% delas estão na pré-escola e que a taxa de mortalidade de crianças é de 15,48.

A cada mil crianças que nascem em Teresina, 15 morrem. Gilson Araújo destacou o aumento da taxa de mortalidade materna e mostrou dados do vacinômetro. Segundo ele, é preciso melhorar os indicadores de vacinas como febre-amarela e tríplice viral. Ele informou que é preciso fazer busca ativa para os benefícios do bolsa família as crianças de Teresina. O procurador Cleandro Moura ressaltou que a carta compromisso é um guia para políticas que precisam ser adotadas pelo futuro prefeito da capital. Os candidatos elogiaram a iniciativa das duas instituições e todos foram unânimes em prometer a ampliação do acesso das crianças as creches, saúde e combate a violência.

(Fonte:cidadeverde.com)