OAB-PI lança revista com depoimentos de ex-presidentes, momentos marcantes da Seccional e artigos de gestores atuais
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, lançou a revista “91 anos: pela Advocacia, por mais Cidadania”. A revista traz depoimentos de ex-presidentes da OAB Piauí, relembra momentos marcantes da Seccional piauiense, como a conquista da sede própria. Além disso, a revista traz artigos de gestores atuais da OAB Piauí.
O Advogado Celso Barros Coelho Neto, Presidente da OAB-PI, inicia a série de artigos da revista. No artigo intitulado “91 anos da Ordem dos Advogados e Advogadas Piauienses”, o Advogado Celso Barros destaca os feitos marcantes de sua gestão, como a criação de Comissões Temáticas, inauguração do Clube da Advocacia em Floriano, o projeto OAB nas Comarcas, pós-graduação gratuita ofertada pela ESA, e muito mais.
“A OAB-PI tem uma história de lutas e conquistas em defesa da Cidadania e da Advocacia. Essa revista é uma forma de eternizar o legado do trabalho voluntário de todos os Advogados e Advogadas do Estado”, acrescentou o Advogado Celso Barros Coelho Neto.
Para conferir a revista completa, CLIQUE AQUI.
OAB Piauí
A revista apresenta ainda a estrutura da OAB-PI em todo o Piauí. Atualmente, são 87 Comissões Temáticas, 172 salas mantidas em todo o Piauí, 43 salas inauguradas ou reformadas e três clubes sociais (Floriano, Teresina e Picos).
Outro destaque que a revista traz é sobre a piauiense Esperança Garcia, a primeira mulher advogada do Brasil. Na matéria destaca-se o trabalho que a OAB-PI teve para que Esperança fosse reconhecida como Advogada até a inauguração do busto em homenagem a ela, realizado tanto na sede do Conselho Federal da OAB como na Seccional piauiense.
Há ainda uma matéria especial com Fides Angélica Ommati, única mulher eleita a presidir a OAB-PI e a única do Brasil a se eleger por três vezes. O texto narra a trajetória dela e a luta pela educação e qualificação da Advocacia piauiense.
O Advogado Celso Barros Coelho é um dos homenageados na revista com uma matéria que também narra sua trajetória de vida como um dos juristas mais respeitados do Brasil. Celso Barros Coelho foi Presidente da OAB-PI por seis vezes (1962/1974) e viveu até os 101 anos.
Serviços em prol da Advocacia
A revista traz ainda os serviços ofertados pela OAB-PI, através da CAAPI e ESA-PI, para a Classe.
A Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI), por exemplo, qualificou mais de 20 mil Advogados e Advogadas nos últimos 5 anos e promoveu pós-graduações gratuitas. Já a Caixa de Assistência da Advocacia do Piauí (CAAPI) expandiu os serviços ofertados para a Classe, como estacionamentos, reestruturação do Clube da Advocacia, a Van da Advocacia, entre outros serviços. A CAAPI também foi essencial para a vacinação da Advocacia durante a pandemia da Covid-19.
A revista finaliza destacando o trabalho do Advogado Einstein Sepúlveda na produção da Nova Tabela de Honorários da OAB-PI, resultado de audiências públicas em todo o Piauí; o trabalho da Ouvidoria em prol da Classe; a atuação do CEJA (Conselho Estadual da Jovem Advocacia), da CJA (Comissão do Jovem Advogado) e do NAAD (Núcleo de Apoio à Advocacia) em prol dos jovens advogados e advogadas. Além disso, destaca o trabalho do OAB Office que realizou mais de 7,4 mil atendimentos em 2022 e o da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Advocacia e da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB Piauí.