CidadeDestaque

‘Pacto pelas Crianças do Piauí’ foi tema da 2ª Edição do projeto Cidadania com Café

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realizou, nesta terça-feira (10), a 2ª edição do evento ‘Cidadania com Café’, iniciativa desenvolvida pela Ouvidoria-Geral Externa da Defensoria, que é  voltada para a ampliação do debate e a aproximação de diversos setores da sociedade com a Defensoria Pública. Nesta edição, o evento contou com a presença da primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, Coordenadora do Pacto pelas Crianças no Piauí. O evento teve início a partir das 9h, no auditório Esperança Garcia, situado no edifício-sede da Defensoria Pública, em Teresina, e reuniu Defensoras e Defensores Públicos, estagiárias(os) e servidoras(es), além de representantes da sociedade civil e do poder público.

Lançado no mês de abril do corrente ano, o Pacto pelas Crianças do Piauí visa articular as políticas junto às secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social para garantir a união de esforços entre estado, municípios, entidades do terceiro setor e, sobretudo, das famílias piauienses, no sentido de garantir o atendimento integral e intersetorial às crianças. 

De acordo com a primeira-dama e coordenadora do comitê técnico de monitoramento do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, o encontro realizado na Defensoria Pública teve como objetivo apresentar o programa, representando um importante momento de articulação com as instituições voltadas para uma atuação conjunta em prol das crianças em todo o Estado.

“É muito importante chegar aqui para apresentarmos o pacto pelas crianças do Piauí e mostrar que as crianças são sujeitos de direitos, direito à saúde, direito à educação, direito à assistência social. Esse encontro é muito importante para que a gente possa apresentar para a Defensoria Pública as nossas ações do Pacto pelas Crianças do Piauí, porque de certa forma eles são nossos parceiros nessa causa da Primeira Infância. O nosso programa é voltado para as crianças de 0 a 6 anos, e a gente quer levar as nossas ações desde a gestação até os seis anos de idade”, afirmou.

O ouvidor-geral externo da Defensoria, Djan Moreira, organizador do projeto ‘Cidadania Com Café’, falou sobre o momento. “Estou muito feliz com o resultado da segunda edição do Cidadania Com Café, que superou as nossas expectativas e foi um debate muito qualificado. Mostrou que a doutora Isabel Fonteles tem competência e sensibilidade na escuta dela para com as pessoas que fizeram as intervenções, e quem ganha é a Defensoria Pública, dando mais uma vez a sua contribuição. A Ouvidoria é essa ponte de estreitamento de laços da instituição com os movimentos sociais. Deixo aqui os meus agradecimentos a toda a Defensoria Pública, a todos os setores da instituição, e a nossa palestrante, Isabel Fonteles”, concluiu.  

A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior, enfatizou a importância do debate estabelecido durante o encontro. “A Defensoria é a instituição constitucionalmente vocacionada na defesa dos direitos humanos e especialmente dessa população, desse público que está na Primeira Infância. A Defensoria Pública atua desde aquele momento, de buscar a documentação, de reconhecer a paternidade, de defender os direitos das mães, das crianças, de buscar a pensão alimentícia, então a Defensoria Pública tem tudo para ser o braço jurídico deste programa, defendendo as crianças e adolescentes em todo o estado do Piauí. A Defensoria Pública já desenvolve rotineiramente essa assistência jurídica a essa população, e o Pacto pelas Crianças do Piauí vem para potencializar o nosso trabalho e reforçar a atividade da Defensoria Pública para esse público vulnerável”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *