Palhaçaria nos Mercados leva arte e cultura aos espaços públicos de Teresina
Entre os dias 2 e 31 de maio, a cultura popular vai ganhar um novo palco em Teresina: os mercados públicos e a Nova Ceasa receberão o projeto Palhaçaria nos Mercados, que promete transformar esses tradicionais espaços de convivência em centros de arte, alegria e afeto.
Idealizado pela artista periférica e preta Janny Silva, conhecida como Palhaça Panela, o projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult-PI). A ação contará com cortejos de palhaças e palhaços, apresentações gratuitas de música, improviso e brincadeiras que ocuparão as manhãs de sábado e domingo nos mercados, sempre a partir das 8h.
Com a participação dos grupos Vagão e Circuito Circense, reconhecidos na cena artística da capital, a iniciativa busca aproximar ainda mais a cultura da comunidade, ocupando espaços de grande circulação e importância social. Os mercados, coração dos bairros, serão o cenário para esta grande celebração da arte popular.
A circulação reafirma o compromisso da Secult e da Pnab com a democratização do acesso à cultura, promovendo bem-estar, diversidade e integração entre artistas e público, em ambientes cotidianos e acessíveis a todos.
Programação completa:
02/05 – Mercado Central
03/05 – Mercado do Mafuá
04/05 – Mercado da Piçarra
09/05 – Mercado do Dirceu I
10/05 – Mercado do Dirceu II
11/05 – Mercado do Renascença
16/05 – Mercado do São Joaquim
17/05 – Mercado do Buenos Aires
18/05 – Mercado do Jacinta Andrade
23/05 – Mercado da Vermelha
24/05 – Mercado do Peixe
30/05 – Mercado do Parque Piauí
31/05 – Nova Ceasa
“O projeto Palhaçaria nos Mercados é um exemplo vivo da importância da cultura no dia a dia das pessoas. Estamos felizes em apoiar iniciativas que levam arte para onde o povo está, ocupando espaços de convivência como os mercados públicos. Por meio da Política Nacional Aldir Blanc, conseguimos fomentar ainda mais a diversidade artística e garantir que todos tenham acesso gratuito à cultura, fortalecendo os laços comunitários e promovendo cidadania por meio da arte”, pontua o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.