Geral

Parceria entre Uespi e Suparc visa a promover futuros profissionais para projetos na área de energia limpa

“O Piauí é líder nacional na produção de energia solar fotovoltaica e um dos maiores produtores de energia eólica no Brasil. Além de possuir os maiores empreendimentos em energia solar e eólica da América Latina, o estado está em constante expansão quando o assunto é energia distribuída”, contou um dos idealizadores do projeto, professor Juan Aguiar. Com o intuito de aproveitar todo o potencial que o estado oferece quando se trata de energia distribuída, o docente conta que procurou uma forma de socializar e gerar ações que beneficiassem tanto a comunidade acadêmica quanto à população em geral. “Havia a necessidade de um espaço especializado para a socialização, capacitação e pesquisa das tecnologias aplicadas para esse tipo de projeto em energias renováveis, a nossa Uespi foi contemplada por meio das ações sociais advindas do projeto de energias limpas do estado”, descreveu.

A partir dessa parceria, serão realizados projetos de extensão pesquisa e ensino abrangendo várias áreas do conhecimento que vão desde o ensino superior até o ensino básico em todo o estado do Piauí, reforçando assim o ensino itinerante.

O Núcleo de Energias Limpas vai permitir ainda que os pesquisadores das variadas áreas e instituições do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi) contribuam para o desenvolvimento interdisciplinar e interinstitucional do Piauí, ou seja, o estado entrará para o seleto grupo de estados da federação que possui espaço especializado para o estudo de energias renováveis. “Nós estamos saindo na frente, de forma pioneira e priorizando tanto a instituição quanto a pesquisa”, finalizou o professor.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, participou da live e destacou a importância de apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos em prol da melhoria da instituição. “Esse é um momento importante que proporcionou apresentar os projetos que estão sendo feitos na área da energia renovável no estado, são núcleos que estarão à disposição da comunidade estudantil, do ramo empresarial e da inovação e da descoberta de novas tecnologias, uma parceria muito importante que trará frutos grandiosos para a nossa Uespi”, explicou o reitor.

A superintendente de Parcerias Público-Privadas do Piauí, Viviane Moura, explicou os principais pontos do projeto, além de contar uma novidade que beneficiará ambas as instituições. “Atualmente, há dois projetos de parcerias público-privadas que estão transformando e revolucionando o nosso estado, ambos envolvendo inovação e modernização e acessibilidade, são eles: Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e a implantação das oito miniusinas de energia solar fotovoltaicas nas cidades piauienses. Nosso propósito é transformar a infraestrutura e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas por meio da inclusão, gerando empregos, renda, mudando para melhor a realidade da população relacionada direta e indiretamente com os projetos”, contou Viviane Moura.

Biblioteca

A Universidade Estadual do Piauí ganhará mais um fruto dessa parceria: uma nova biblioteca no Campus Poeta Torquato Neto, a biblioteca central da instituição. Viviane Moura explica que o projeto irá marcar um novo momento para a universidade. “Além dos projetos já apresentados, nós também temos um projeto que é um sonho da Uespi, idealizado pelo magnífico reitor, que é a biblioteca. Ela está dentro do nosso portfólio de apoio que vai ser empreendido pela iniciativa privada que as empresas e as concessionárias vão dar para  nós piauienses, a construção da nova biblioteca está dentro do projeto da transcerrado, como uma ação social das empresas, para que a gente possa, de alguma forma, viabilizar uma estrutura melhor dentro da na universidade para que ela forme ainda mais talentos e profissionais capacitados para atuar no desenvolvimento do estado”, finalizou a superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *