DestaquePolítica

PF investiga Ricardo Salles. Pazuello nega ter ignorado oferta de vacinas. Privatização da Eletrobras aprovada

Para começar este resumo de notícias. Uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (19) tem entre os investigados o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A Operação Akuanduba investiga a prática de crimes contra a administração pública, corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, “especialmente”, diz a PF, de facilitação de contrabando por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro. Foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Afastamento. A Polícia Federal pediu ainda o desarquivamento da apuração sobre a fala de Salles em uma reunião ministerial de 2020, quando falou em “passar a boiada”. O deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ) apresentou à Justiça um pedido para afastar o ministro do cargo.

“Exagero”. Ao comentar a operação, Salles classificou a ação da PF como “exagerada e desnecessária”. Rodolfo Costa explica em seis pontos a operação que mira o Ministério do Meio Ambiente.

Utilidade pública
Passaporte da vacina. A União Europeia está prestes a aprovar uma proposta que prevê a entrada de turistas vacinados contra o novo coronavírus em seus países membros. Saiba como isso deve funcionar. Nos Estados Unidos, a queda no número de casos levou o governo do Texas a proibir que seja exigido o uso de máscaras de proteção.

Segunda dose. Um levantamento com base em dados do Ministério da Saúde indica que 5 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. Para piorar, o Instituto Butantan informou que a produção da Coronavac vai atrasar após a redução de insumos recebidos. A Anvisa recebeu mais um pedido para uso emergencial de vacina, agora do laboratório chinês Cansino.

Atualização. O Brasil registrou nesta terça (18) mais 2.641 mortes por Covid-19 e 79.219 novos casos da doença, segundo boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 15.812.055 diagnósticos positivos e 441.691 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 37.264.454 com a primeira dose e 17.674.558 com a segunda.

Política e economia
CPI da Covid. O depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi interrompido na tarde de ontem, depois que ele sofreu um mal-estar, e será retomado nesta quinta. Antes da interrupção, Pazuello negou que tenha deixado de responder ofertas de vacinas da Pfizer e disse que não sofreu pressão de Bolsonaro. Olavo Soares conta os detalhes e dizo que esperar da segunda parte do depoimento.

Privatização da Eletrobras. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 313 votos a 166, o texto-base da medida provisória 1.031, que autoriza a privatização da Eletrobras. A versão final do relatório acabou deixando de fora uma série de pontos tidos como controversos. Isabelle Barone conta como ficou a proposta.

Giro pelo mundo. O confronto entre Israel e Hamas chegou ao décimo dia sem sinal de trégua. Autoridades confirmaram mais de 200 mortos somente em Gaza. O porta-voz da Defesa israelense disse que 140 vítimas são terroristas. Saiba o que aconteceu da última vez que a Argentina limitou a exportação de carne e por que a inflação dos EUA é a mais alta em 12 anos.

 

 

 

Fonte Gazeta do Povo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *