Piauí participa da “Operação Spector” e prende homem que enviava drogas sintéticas pelos Correios
Foram divulgadas as estatísticas da Operação Spector nessa terça-feira (02/05), uma operação coordenada entre as forças de segurança internacionais para combater o tráfico de drogas e a venda ilegal de bens e serviços ilícitos na deep web, a parte anônima da internet.
A equipe da Joint Criminal Opioid and Darknet Enforcement (JCODE), do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, executou a operação na Europa, América do Sul e EUA.
Os resultados da operação incluem 288 prisões e apreensões de 117 armas de fogo, 850 quilos de drogas, incluindo fentanil e suas variantes, além de US$ 53,4 milhões em dinheiro e moedas virtuais.
O Brasil participou da operação com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com a ajuda da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal, a Polícia Civil do Piauí prendeu um homem suspeito de enviar drogas sintéticas pelos correios para vários estados do Brasil, incluindo o Piauí.
O suspeito foi preso com drogas do tipo ecstasy em cápsulas e papel na região de Taguatinga, no DF, em 03 de março deste ano, após investigações da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí.
Anchieta Nery, Delegado Titular da Delegacia de Repressão a crimes de Informática, avaliou positivamente a participação do Piauí na operação, destacando o trabalho ativo do estado no combate à criminalidade virtual e o esforço conjunto da Secretaria de Segurança Pública e das outras forças de segurança da Polícia Civil.