Piauí prevê uso de 700 câmeras corporais por policiais ainda no primeiro semestre de 2025
Com a nova regulamentação que institui o uso obrigatório de câmeras corporais por policiais no Piauí, a Secretaria de Segurança Pública do estado já planeja a aquisição de 700 equipamentos até o fim do primeiro semestre de 2025.
Responsável pela implementação do projeto, o coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento de Operações da Polícia Militar, explicou que os dispositivos serão integrados a um sistema que armazenará as imagens captadas, permitindo seu uso em investigações e também como instrumento de defesa para os próprios agentes.
Inicialmente, os primeiros a receberem os equipamentos serão os policiais militares atuantes na fiscalização de trânsito. “As câmeras corporais no Piauí vão passar por dois processos. O primeiro é a aquisição feita pela Secretaria de Segurança de 100 câmeras, implantadas principalmente na área do trânsito. Já temos uma equipe preparando toda a estrutura necessária e acreditamos que até o mês de maio elas já estarão em funcionamento”, informou o coronel.
Além das primeiras 100 câmeras, mais 600 dispositivos serão entregues no mesmo semestre, com foco nas cidades de Teresina e Parnaíba. Os recursos para essa etapa do projeto são oriundos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que destinou verbas específicas para a aquisição dos equipamentos e do sistema de monitoramento.
Segundo o coronel Jacks Galvão, o Piauí foi o primeiro estado brasileiro a apresentar o projeto à Senasp, sendo também o primeiro a ter sua proposta aprovada. A licitação para aquisição do material já está em andamento.
A escolha pelo início da implantação junto ao policiamento de trânsito se deve, segundo o coronel, à necessidade de ampliar o monitoramento nesse setor. “Identificamos que é uma área muito carente de observação e fiscalização. Por isso, ela foi priorizada neste momento. No entanto, com a chegada das 600 câmeras, todas as modalidades de policiamento serão contempladas ainda neste semestre”, concluiu.