Piauí Primeira Infância e Carretinha da Saúde desenvolvem ações em Lagoa do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta segunda-feira (24), em Lagoa do Piauí, uma ação de referenciamento de famílias para o aplicativo Piauí Primeira Infância.
Com 4.810 habitantes, o município é piloto nas ações do aplicativo, que foi desenvolvido em parceria com a Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi) e integra o Pacto pelas Crianças do Piauí. O app é o primeiro do Brasil a integrar e gerenciar dados das áreas de saúde, educação e assistência social, com o objetivo de promover políticas públicas voltadas para a primeira infância (0 a 6 anos de idade).
Durante a ação, foi disponibilizado um consultório oftalmológico da Carretinha da Saúde que ofereceu atendimentos para crianças de 0 a 6 anos, com exames de refração, biomicroscopia e o teste do olhinho.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destacou a importância da ação, que será expandida para todo o Piauí. “Acompanhar o atendimento de futuras mães e crianças é essencial para garantir um futuro mais saudável para o nosso estado. O app Piauí Primeira Infância está em fase de testes e, assim que finalizado, a ação será expandida para todas as regiões do Estado”, afirmou.
App Piauí Primeira Infância
Lançado em dezembro de 2024, o Piauí Primeira Infância reúne informações sobre demografia, saúde, nutrição adequada, parentalidade, segurança e proteção, além de educação. Com apenas alguns cliques, é possível acessar dados como o número de crianças de 0 a 6 anos no Piauí: 305.948, o que corresponde a 9,35% da população, superando a média nacional de 8,92%.