Polícia Civil prende sete pessoas na Operação Punitio em Piripiri e Pedro II
A Polícia Civil do Piauí prendeu sete pessoas na manhã desta terça-feira (13) durante a Operação Punitio, que teve como alvo suspeitos de envolvimento em homicídios, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, roubo e posse/porte ilegal de arma de fogo.
Ao todo, foram cumpridas 20 medidas cautelares, entre mandados de prisão preventiva, temporária e busca e apreensão, nas cidades de Piripiri e Pedro II. A ação é fruto de uma investigação conduzida pela Delegacia de Homicídios, Tráfico e Latrocínio (DFHT) de Piripiri, com apoio de diversas forças policiais estaduais.
Segundo o delegado Lucas Klinger, responsável pela operação, os alvos incluem mandantes de homicídios ocorridos em novembro de 2024 e executores de uma tentativa de homicídio registrada em maio de 2022, ambos na cidade de Piripiri.
Durante as diligências, a polícia utilizou cães farejadores e conseguiu localizar materiais ilícitos, além de identificar locais de venda e armazenamento de entorpecentes nas duas cidades. “As investigações permitiram mapear pontos de tráfico e conexões entre integrantes de grupos criminosos que atuam na região”, afirmou o delegado.
A Operação Punitio contou com uma ampla força-tarefa, envolvendo agentes das seguintes unidades:
-
DFHT de Piripiri
-
DRACO (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas)
-
DPM-PCPI
-
Delegacias de Pedro II, Parnaíba, Campo Maior, Esperantina e Piracuruca
-
FEISP-SSP (Força Estadual Integrada de Segurança Pública)
-
PM de Piripiri
-
CANIL-SSP
-
DEPATRI (Delegacia de Proteção ao Patrimônio)
-
BOPE, BEPI, BPRONE (unidades especializadas da Polícia Militar)
-
Guarda Civil Municipal de Pedro II
A polícia ainda não divulgou os nomes dos presos, mas destacou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e desarticular totalmente os grupos criminosos atuantes na região.