DestaquePolicia

Polícia Federal desarticula esquema de fraudes bancárias no Piauí

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (20) a Operação Caronte, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso de fraudes bancárias, focado na invasão de contas e no uso indevido de cartões de crédito. O grupo criminoso utilizava métodos sofisticados para obter ganhos financeiros ilícitos.

Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Teresina, em ações autorizadas pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do estado. Além disso, foram decretados o bloqueio de contas bancárias e a retenção de valores provenientes de máquinas de cartão de crédito.

As investigações revelaram que o grupo criminoso se aproveitava de cadastros de clientes falecidos da Caixa Econômica Federal. Através da técnica conhecida como SIM Swap, eles conseguiam transferir linhas telefônicas e acessar informações bancárias, solicitando novos cartões de crédito para realizar transações fraudulentas. Grande parte das vítimas eram policiais falecidos, incluindo delegados e agentes das forças de segurança.

Até o momento, foi identificada uma fraude que ultrapassa R$ 230 mil, com potencial de atingir mais de R$ 700 mil. Os envolvidos poderão ser acusados de furto qualificado e estelionato, além de outros crimes que possam surgir durante o curso das investigações.