População flagra carroceiro descartando lixo em praça da zona norte; Denúncia foi feita ao Lixo Zero
Populares flagraram um carroceiro despejando lixo na praça localizada próximo ao Hospital Areolino de Abreu, zona norte de Teresina. O local é limpo com frequência pelas equipes da Prefeitura, mas permanece sendo um ponto de descarte irregular. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) informa que o infrator será multado e que a responsabilidade pode recair também sobre quem contratou o serviço do carroceiro.
A imagem foi enviada ao número de whatsapp do Programa Lixo Zero: 86 9.9402-3074. O representante do Programa, Juliano Pacheco, explica que há menos de 350 metros da praça existe um Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRR 02), onde o lixo poderia ser descartado corretamente.
“Já entramos em contato com a Associação dos Carroceiros e fomos informados de que o infrator não é cadastrado lá. É importante explicarmos que os carroceiros que insistem em jogar lixo em local proibido podem ter seus veículos tomados e tanto eles quanto as pessoas que os contrataram poderão ser multados”, diz Juliano.
As multas variam de R$ 407 a R$ 4.070, dependendo da quantidade de resíduos, do tipo de material e da frequência do descarte. “O munícipe também é responsável pela limpeza da cidade. A partir do momento que você contrata um carroceiro, você tem que saber onde ele vai descartar o lixo. Se ele descartar em local proibido, você pode ser responsabilizado também”, enfatiza o representante do Lixo Zero.
A SEMDUH pede que quem flagrar situações semelhantes envie a imagem para o número 86 9.9402-3074. A denúncia é anônima.