DestaqueGeral

Populares localizam segundo corpo no rio Parnaíba; Bombeiros seguem buscas

O segundo corpo foi encontrado agora há pouco por populares que ajudam nas buscas. A identificação ainda será feita pelos familiares que acompanham as buscas. Uma criança de oito anos foi o primeiro a ser localizado na manhã de hoje. Muita comoção no local, que é um trecho do rio Parnaíba, na cidade de Nazária. 

Atualizada às 10h20

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as buscas para localizar as quatro crianças e adolescentes que desapareceram ontem em um trecho do rio Parnaíba, na cidade de Nazária.

Cinco meninos e meninas da mesma família estão desaparecidas desde ontem. Hoje (29) pela manhã um menino de 8 anos foi encontrado morto às margens do rio. 

Mais uma equipe dos Bombeiros chegou ao local da ocorrência para ajudar nas buscas. Segundo o coronel José Veloso, a estimativa é que os corpos sejam encontrados até o final do dia. 

“Estamos em uma corrida contra o tempo. Porque a correnteza é forte e os corpos podem estar longe. Por isso estamos trazendo mais reforço para ajudar nessas buscas e até o final do dia ter encontrado todos os corpos”, destacou o coronel Veloso. 

A profundidade do local onde os corpos desapareceram chega a 6 metros, de acordo com o tenente Valter. Ele está trabalhando desde as 16h de domingo nas buscas pelos corpos das crianças e adolescentes. O bombeiro acredita que os corpos estão muito longe de onde aconteceu a tragédia. 

“Já foram feitos mergulhos em dois locais. Na área parada e da correnteza. Com certeza o corpo não está por aqui porque a correnteza é muito forte. Está se tornando difícil por causa disso. Locais onde os corpos podem ficar enganchado é quase impossível. Só tem terra e cascalho. Nossa equipe hoje está com dois mergulhadores”, destacou o tenente.

Atualizada às 9h35

O corpo de Marcos Vinicius Santos, 8 anos, uma das crianças desaparecidas no rio Parnaíba, em Nazária, foi encontrado no início da manhã desta segunda-feira(29) por populares. A informação foi confirmada pelo prefeito de Nazária, Osvaldo Bonfim. 

“Populares encontraram por volta das 6h da manhã. O corpo estava boiando bem próximo a margem do rio. Os bombeiros já foram acionados e agora estamos aguardando o IML”, relatou o prefeito Osvaldo Bonfim. 

Ainda seguem desaparecidos: José da Cruz Alves (15 anos), Vitória Emanuelle Sales Santos(13 anos) Eduarda Kemylly da Conceição Silva(9 anos)  e Ana Ketlelly da Conceição Silva (8 anos). As buscas continuam sendo realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de populares e pescadores da região. 

Por causa da tragédia, o clima em Nazária é de muita consternação e tristeza. 

A prefeitura do município decretou luto de cinco dias e decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino. 

Dezenas de pessoas acompanham as buscas pelos corpos das crianças e adolescentes que desapareceram no Rio Parnaiba. Familiares e amigos das vítimas estão aos prantos na ribanceira do rio à espera de alguma informação sobre o paradeiro das vítimas. 

 

“Para nós é uma fatalidade, já que somos 8,6 mil habitantes. Infelizmente estavam em um momento de lazer quando uma criança se afogou, as outras crianças foram tentar salvar e aconteceu essa tragédia. As mães e pais tentaram ainda. Iam ter mais três vítimas”, destacou o prefeito. 

 

Assistentes sociais do município estão ao lado das mães que aguardam sentadas nos barrancos dos rios alguma notícia das crianças desaparecidas. Uma das mães precisou ser amparada pelas profissionais do município para sair do local. já que desde a fatalidade está no local à espera dos filhos e não tem se alimentado ou se hidratado. 

 

“A prefeitura está aqui dando toda assistência para diminuir o máximo possível a dor. Até agora, apenas o corpo de Marcos foi encontrado. Os demais ainda estão desaparecidos e o Corpo de Bombeiros continua fazendo as buscas”, acrescentou o prefeito.

O Corpo de Bombeiros retomou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (29) as buscas pelas crianças e adolescentes que desapareceram no Rio Parnaíba, no município de Nazária (distante 35 km de Teresina). A equipe que atua no local conta com dois mergulhadorse e uma embarcação para fazer a varredura nas proximidades do local onde as crianças estavam tomando antes de desaparecerem na tarde de ontem. 

Segundo o tenente coronel José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros, as testemunhas não conseguiram apontar o local exato do desaparecimento. Por conta disso, as buscas estão sendo feitas em uma área mais ampla, o que amplia a dificuldade. 

“As buscas foram retomadas com dois mergulhadores. A informação que a gente tem é que eles estavam em uma coroa, mas não teve exatamente um ponto, então a gente tem que fazer uma varredura um pouco mais ampla. As pessoas estão muito abaladas na cidade”, destacou o coronel Veloso. 

As crianças desaparecidas têm idades que variam entre 8 e 16 anos. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Nazária lamentou o desaparecimento das crianças e adolescentes e disse que está prestando assistência aos familiares. 

“A prefeitura de Nazária, em conjunto com as equipes de todas as secretarias, está dando apoio necessário às famílias das vítimas. Nossos sentimentos de solidariedade a todos neste momento”, diz a nota da prefeitura. 

O caso

Cinco crianças e adolescentes – na faixa etária de 8 anos a 16 anos – estão desaparecidas desde às 16h deste domingo (28) na cidade de Nazária. 

A cabo do Corpo de Bombeiros, Renata Silveira, que acompanhou as buscas, informou que as crianças e adolescentes estavam tomando banho na coroa do Rio Parnaíba com os familiares. Eles têm a idade de 8 anos, 9, 11, 14 e 16 anos, são todos da mesma família e moram no assentamento Maria Letícia, em Nazária. Os meninos e meninas desaparecidas são primos e irmãos. Um deles é gêmeo. 

“Eles tiveram acesso a coroa por um sítio e existe um trecho bem raso, mas outra parte é funda. O mergulhador informou que a profundidade no local que os meninos caíram tem cerca de 2 a 3 metros”, informou Renata Silveira.

Segundo a cabo, um dos gêmeos, que tem 8 anos, a família conseguiu resgatar. O outro está desaparecido. 

“A informação que tivemos é que um deles caiu numa parte funda e outro foi tentar salvá-lo e se afundou, foi o terceiro socorrê-los e assim os outros. Eram seis crianças e adolescentes. No momento de desespero alguém da família conseguiu puxar um dos gêmeos”, disse Renata Silveira. 

Os familiares informaram a equipe do Corpo de Bombeiros que costumavam frequentar a coroa do rio e era a primeira vez que ocorria esse acidente. 

A cabo informou que o Corpo de Bombeiros fez uma busca minuciosa até às 18h30, prolongando até meia hora, mas como anoiteceu tiveram que suspender as buscas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *