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Professores de AEE da Rede Municipal aprendem a identificar crianças com altas habilidades e superdotadas

 

Os professores que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Teresina participaram, nesta segunda-feira (28), do 15º Encontro Formativo. A ação é de capacitação dos profissionais em uma perspectiva inclusiva, para que entendam melhor as peculiaridades de cada aluno especial.

Desta vez, a reunião no Centro de Formação Odilon Nunes teve como tema “Altas habilidades/Superdotação”, com a contribuição da especialista em cultura visual e metodologias para o ensino da arte, Sandra Maria. Ela é diretora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do Piauí. Também participou da formação a mestranda em educação inclusiva, coordenadora pedagógica do Núcleo, Helciyane Soares.

O grupo aprendeu como identificar alunos com essas características, classificar pelo tipo e trabalhar seu potencial. Crianças com altas habilidades e superdotação geralmente apresentam desempenho avançado logo nos primeiros anos escolares, aprendendo com maior facilidade e sendo bastante criativas.

Segundo a coordenadora das formações em educação inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Cássia Dias, cada encontro soma na capacitação dos professores para um atendimento integral dos alunos.

“Entendendo melhor as condições de cada transtorno, os professores podem direcionar o atendimento para o desenvolvimento das habilidades e apoiar os alunos em suas necessidades. Essas formações são novidade e serão contínuas, sempre atualizando os conhecimentos e buscando a troca de experiências”, afirma Cássia.

 

 

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