Programa leva saúde, segurança e monitoramento às escolas estaduais
Com foco no bem-estar, na prevenção e na cultura de paz, o Governo do Piauí lançou, nesta quinta-feira (24), o Programa Saúde e Segurança nas Escolas. A ação conjunta das Secretarias da Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP-PI) e Saúde (Sesapi) promete transformar o ambiente escolar da rede estadual, aliando tecnologia, atendimento médico e ações sociais voltadas aos estudantes.
A iniciativa vai muito além da sala de aula. Entre os destaques estão a instalação de câmeras de segurança, o atendimento médico especializado por meio de teleconsultas em 11 áreas da saúde, vacinação e o fortalecimento do programa de dignidade menstrual — que já beneficiou mais de 90 mil alunas da rede.
Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o programa é resultado da atuação integrada que vem se destacando na gestão estadual. “Educação, Saúde e Segurança andando juntas. Essa é uma união que tem dado certo e agora chega com força para garantir mais cuidado, proteção e oportunidades para nossos estudantes. É assim que a gente constrói uma escola de verdade: com estrutura, acolhimento e respeito às necessidades de todos”, destacou.
A Seduc já iniciou a instalação de câmeras de vigilância em todas as escolas da rede estadual nos municípios de Teresina, Parnaíba e Luís Correia — considerados de maior vulnerabilidade. O investimento supera os R$ 15 milhões. Além disso, novos agentes de portaria serão contratados e passarão por formação realizada pela Secretaria de Segurança Pública.
“Nosso foco é prevenir qualquer tipo de violência dentro das escolas e identificar, o quanto antes, situações em que nossos adolescentes possam estar sendo vítimas. A gestão do governador Rafael Fonteles tem esse compromisso claro de cuidar de todos e garantir que nenhum estudante fique para trás. É isso que estamos fazendo, com ações concretas e presença ativa nas unidades escolares.”, pontuou o Secretário de Segurança, Chico Lucas.
Saúde onde o estudante está
Com o avanço do programa Piauí Saúde Digital, cada escola da rede estadual contará com uma sala equipada para teleatendimento, onde os alunos poderão ter acesso a consultas com profissionais de 11 especialidades médicas — sem precisar sair do ambiente escolar.
“Estamos levando a saúde até onde o aluno está. É um novo modelo, mais eficiente e mais humano, que garante o acompanhamento contínuo e fortalece nosso papel na atenção básica”, explicou o secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares.
Vacinas e consultas com pediatra, nutricionista, psicólogo e clínico geral estão entre os serviços oferecidos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e garantir o bem-estar físico e emocional dos estudantes.
Alice Maria Lopes, aluna do Ceti Didácio Silva, em Teresina, aprovou a novidade. “A gente vai poder cuidar da saúde sem sair da escola. Isso é muito bom, principalmente para quem não tem acesso fácil a consultas. E as câmeras vão nos deixar mais tranquilos também”, comentou.
Fortalecimento da Escola de Tempo Integral
O novo programa reforça o modelo de ensino em Tempo Integral, universalizado em 2025. Nele, os alunos permanecem na escola em dois turnos e têm acesso a uma formação completa: do ensino acadêmico ao técnico, passando por projetos esportivos, culturais e agora, com mais segurança e saúde.
“Com essa iniciativa, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com uma educação pública que acolhe, protege e prepara para o futuro de forma integral e inclusiva”, concluiu Washington Bandeira.