Quadrilha de estelionatários do RJ é presa em condomínio de luxo em Teresina

Seis pessoas foram presas na tarde desta sexta-feira (14) em um condomínio de luxo localizado na zona Leste de Teresina, durante a operação “Denarc 15”. A ação foi realizada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e teve como alvo um grupo de estelionatários oriundos do Rio de Janeiro, especializado em golpes contra idosos.
Como funcionava o golpe?
De acordo com informações apuradas pelas autoridades, os criminosos se apresentavam como membros de uma suposta Organização Não Governamental (ONG) chamada “Renascer”. Eles distribuíam cestas básicas para as vítimas e alegavam a necessidade de registrar uma prestação de contas para a instituição. Para isso, solicitavam fotografias das pessoas segurando seus documentos pessoais.
Com os dados obtidos, os golpistas realizavam empréstimos consignados em nome dos idosos, chegando a valores de até R$ 50 mil. As investigações revelaram que o grupo estava no estado do Pará há cerca de dez dias antes de se deslocar para Teresina, onde pretendia aproveitar o carnaval.
Quem são os presos?
Os presos foram identificados pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico como:
- Paulo Henrique Pereira da Silva Barbosa;
- Sthefany da Silva Chagas;
- Alessandro Lelis Silva de Oliveira;
- Anderlane Carolini Barreto de Alencar;
- Pamela (sobrenome não divulgado);
- Uma mulher ainda não identificada.
Todos os suspeitos foram autuados por estelionato e associação criminosa. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar possíveis outras vítimas e desdobramentos do esquema fraudulento.