Quase 4 mil celulares foram recuperados em 2023 no Piauí, diz Rafael Fonteles
Durante o 1º episódio do “Piauí Cast”, podcast do Governo do Estado, o governador Rafael Fonteles assumiu o papel de entrevistador e teve como primeiro convidado o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas. Na ocasião, o gestor destacou as operações da Polícia Civil que resultaram na apreensão de celulares roubados e devolução aos verdadeiros donos.
Segundo o governador, em 2023, houve um aumento de 185% se comparado aos dados de 2022, onde dos 3.517 celulares recuperados, aproximadamente 2.300 aparelhos foram devolvidos. O líder estadual informou que em fevereiro, mais de mil aparelhos voltam para a mão dos seus donos.
“Eu quero destacar um fenômeno que aconteceu no Piauí graças a competência absurda da sua equipe, no que diz respeito à redução do roubo de celulares e a recuperação de celulares roubados. Saímos de 1.200 celulares recuperados em 2022 para 3.500 celulares recuperados em 2023”, disse Rafael Fonteles.
ESTRATÉGIAS
O secretário de Segurança Pública explicou que o crime de roubos e furtos de celulares é o que possui maior número de ocorrências no Brasil no ano de 2022, com 1 milhão de registros. Segundo ele, o aparelho eletrônico é considerado “uma moeda de troca no mundo crime” para a comercialização da droga.
Ao perceber a movimentação, a SSP reuniu equipes lideradas pelo delegado Matheus Zanatta, superintendente de operações, descrito por Chico Lucas como o grande artifício desse trabalho. Neste momento, foi criado um sistema para realizar as recuperações e devoluções dos aparelhos.
“Levantamos todos os celulares que foram roubados e começamos a chamar as pessoas para que elas devolvessem. Assim que a gente ia notificando as pessoas que compraram o aparelho roubado, e foi perguntando onde é que elas compravam o celular. Fizemos dezenas de operações ‘interditados’, onde focamos num receptador, naquele que ganhava muito dinheiro com a compra e venda de celulares roubados”, destacou Chico Lucas.
O secretário reforçou que o trabalho continua em fevereiro, onde serão devolvidos mais de mil celulares. “Já estamos com 800 lá na secretaria. A gente notifica, todo dia, em torno de 50 a 100 pessoas na secretaria que são as pessoas que utilizam um celular que tem um e-mail roubado. Então a pessoa que comprou não se preocupou em saber a procedência e agora está sendo chamada pela secretária para explicar a origem do seu aparelho”, ressaltou.