DestaqueGeral

Quase 60% dos consumidores devem comprar presentes para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados deve levar 96 milhões de brasileiros às compras. É o que mostra um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que aponta que 59% dos consumidores pretendem presentear na data. Apesar de alto, o número representa uma queda de 3,8 milhões de consumidores em comparação ao ano passado.

Segundo os dados, esposos e esposas aparecem em primeiro lugar (54%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 37% pretendem presentear os(as) namorados(as). Já entre os que não vão comprar presentes, 53% dizem não ter namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 13% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% afirmam não ter dinheiro.

Em relação aos que pretendem presentear, cosméticos e maquiagem (39%), roupas (37%) e calçados (24%) lideram o ranking dos itens mais procurados. Em seguida aparecem opções de jantar (20%) e bombons e chocolates (18%). Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes, movimentando R$ 22,81 bilhões.

Para impressionar o parceiro, muitos consumidores pretendem ignorar dívidas. A pesquisa mostra que 32% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, sendo que 68% estão com “nome sujo”.

Os dados revelam ainda que 29% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 30% acreditam que o esposo(a)/namorado(a) merece, 26% querem agradar o parceiro(a), não se importando se vão gastar mais do que deveriam e 16% afirmaram gostar de impressionar.

“O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data. Não vale a pena colocar o orçamento em risco para impressionar o parceiro”, orienta a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *