Rafael Fonteles entrega primeira obra do Orçamento Participativo em Teresina
O governador Rafael Fonteles inaugurou, na manhã desta sexta-feira (09/02), a primeira obra, em Teresina, do Orçamento Participativo (OPA) 2023/2024. Trata-se da pavimentação asfáltica da rua Rosa Tajra Adad, no residencial Torquato Neto, na zona Sul da capital.
O governador Rafael Fonteles, ressaltou que a pavimentação asfáltica da rua Rosa Tajra Adad é um marco histórico para o Programa de Orçamento Participativo.
“Esse é um marco histórico no que diz respeito a participação população efetiva, ou seja, democracia participativa direta. O OPA é uma experiencia premiada nacionalmente em que a comunidade, as associações comunitárias propõem obras, elas vão a votação popular e as obras mais votadas são executadas. Essa obra aqui do Torquato Neto, onde estamos, ela é simbólica porque é a primeira que é executada”, disse o governador.
O deputado estadual e secretário Estadual de Infraestrutura, Flávio Nogueira Júnior, ressaltou a rapidez da entrega da obra.
“O Programa Orçamento Participativo Digital é o programa mais democrático do governo do Estado. Que através das movimentações populares, de comunidades e também de toda população, elas votam e escolhem o tipo de obra que ela necessita na sua comunidade. Aqui, mais de 10% da população de Teresina e Parnaíba, intrinsicamente aqui da capital, votaram e esse asfalto aqui do Torquato Neto que são 8.800 m², foi dada a ordem de serviço dia 10 de janeiro e agora aqui 9 de fevereiro, nós estamos inaugurando”, disse o deputado Flávio Júnior.
Roriz de Paula, presidente os moradores do Torquato Neto, afirmou que a demanda era antiga naquela região.
“A gente hoje aqui está muito contente por estarmos recebendo uma obra do OPA, que é o orçamento participativo do Governo do Estado, uma sacada boa do governador porque se a gente fosse depender do prazo normal das obras, como está acontecendo aqui no município, ia demorar muito pra gente receber essa obra. Hoje estamos inaugurando essa pavimentação asfáltica da Rosa Tajra, era uma avenida morta, não tinha movimentação, cheia de mato, cheia de buracos, e com essa nossa conquista, agora é movimentado”, disse.
O Programa de Orçamento Participativo do Estado do Piauí (Opa) consiste no primeiro instrumento de inserção da população no orçamento público anual promovido pelo Governo do Estado, onde ele direcionar as necessidades e prioridades do bairro ou região. Por meio do programa, a população é consultada quanto à destinação de parte do orçamento estadual.
O pré-candidato a Prefeitura de Teresina, Fábio Novo, pontuou a importância do programa para o Estado.
“Primeiro foi uma iniciativa, que ela foi premiada nacionalmente, eu acho que ela tem que ser é copiada pelos municípios, aqui você está entregando na mão da população decidir, então eles estão decidindo, eles é que estão dizendo, não foi o governador Rafael, nem o Fábio Novo, nenhum vereador que disse que esse asfalto deveria ser feito, foi a comunidade através de uma votação popular”, disse Fábio Novo.
Zé Santana, presidente da empresa Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) frisou o sucesso do OPA.
“É de suma importância a gente ver a participação da comunidade nas escolhas das obras a serem feitas na sua região, no seu bairro. Aqui é um exemplo de um modelo que deu certo, que é o OPA. A comunidade votou e escolheu como prioridade o asfaltamento dessa região”, disse Zé Santana.
Nubia Lopes, secretaria das Relações Sociais pontuou a participação das associações no programa.
Nós estamos muito felizes de hoje está entregando, aqui em Teresina, para a população a primeira ação do OPA, do Orçamento Participativo do Governo do Estado. Aqui teve todo o envolvimento das associações, da comunidade, definindo a partir do que foi apresentado pelo programa, o que realmente a comunidade estava precisando”, disse Núbia Lopes.
O deputado federal, Flávio Nogueira, falou da importância do bairro para a capital piauiense.
“Aqui nós estamos para inaugurar esta obra que é o asfalto dessas ruas que faz parte do Residencial Torquato Neto, um bairro muito importante. Então, são 1.200 metros de asfalto feio pela Secretaria de Infraestrutura do Estado do Piauí e aqui nós estamos para prestigiar esse evento”, disse o deputado Flávio Nogueira.