DestaqueGeral

Rafael Fonteles inaugura nova estrutura do abrigo Lar da Criança Maria João de Deus em Teresina

O governador Rafael Fonteles e a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, inauguraram, nesta sexta-feira (27), a reforma da casa de acolhimento Lar da Criança Maria João de Deus, em Teresina. O espaço foi ampliado, climatizado, modernizado e ganhou uma quadra e brinquedopraça. Para isso, foram investidos R$ 6.995.925,17.

Rafael Fonteles destaca que o ideal é que a criança tenha um lar, uma família, para desenvolvimento pleno, mas em algumas situações, a própria Justiça determina que o Estado acolha crianças, geralmente órfãs de pai e mãe. “Nosso papel e dever é garantir as melhores condições possíveis para amenizar a falta da família, além de fomentar a adoção. Enquanto elas estão sob nosso cuidado, elas precisam de um espaço mais perfeito possível, com educação, boa alimentação, cultura, esporte, lazer e atenção às pessoas com deficiência. Este é um momento histórico, garantindo um espaço adequado, confortável, seguro e uma equipe humanizada”, analisa o governador.  

WhatsApp Image 2024-09-27 at 11.29.47 (2).jpeg

Isabel Fonteles afirma que este é um momento memorável. “Esta é nossa ação prioritária e a primeira do Pacto pelas Crianças do Piauí para ampliar e reformar esse lar para abrigar as crianças que vivem em situação vulnerável. Por algum motivo, elas precisaram ser afastadas da família de origem e cuidadas pelo Estado. É um dia feliz, com uma ação articulada pelo pacto, mas com um trabalho de muitas mãos”, acrescenta a coordenadora do Pacto pelas Crianças.

WhatsApp Image 2024-09-27 at 11.29.57.jpeg

Emanuele Marreiros, coordenadora do abrigo, conta que o lar abriga 37 crianças e mais seis adultos, que são pessoas com deficiência. 

WhatsApp Image 2024-09-27 at 11.29.45 (1).jpeg

Durante a solenidade, houve homenagens e uma apresentação musical pelas crianças assistidas na casa. O deputado federal Merlong Solano recebeu homenagem prestada a sua irmã, Socorro Solano, que cuidou do espaço durante 20 anos até falecer em 2023. “A Socorro mostrou, na prática, que serviço público pode ser sinônimo de excelência, dedicação e compromisso. Ela motivou a equipe e articulou parcerias que apoiavam o trabalho, diminuindo o sentimento de abandono das crianças”, destaca o parlamentar.

WhatsApp Image 2024-09-27 at 11.29.52 (2).jpeg

União entre secretarias

A partir da articulação do Pacto pelas Crianças do Piauí, liderada por Isabel Fonteles, foi possível unir esforços para oferecer um espaço digno para as crianças do Lar da Criança Maria João de Deus. A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) fez a reforma do prédio, a Secretaria da Educação (Seduc) pagou a mobília e a Secretaria da Assistência Social (Sasc) entregou uma van para o abrigo, no valor de R$ 349.900, além de administrar o espaço. 

WhatsApp Image 2024-09-27 at 11.29.42 (1).jpeg

Flávio Júnior, secretário da Infraestrutura, conta que esta é uma inauguração significativa. “Já realizamos diversas entregas. Mas essa hoje é a mais importante, porque nós estamos cuidando de crianças de 0 a 12 anos que vivem em situação de vulnerabilidade, dando mais conforto e qualidade no atendimento. Foram três blocos totalmente reformados e outro demolido e construído do zero”, avalia o gestor.

WhatsApp Image 2024-09-27 at 11.29.37 (1).jpeg

Regina Sousa, secretária da Assistência Social, falou um pouco sobre o histórico do espaço. “O Lar da Criança é bem antigo, eu me surpreendi até, achava que tinha 50 anos, mas tem mais de 80 anos. Então, essa iniciativa inicialmente privada, de pessoas generosas, inclusive o pai do Torquato Neto, quem começou isso aqui, e passou paro o Estado, que vem cuidando dessas crianças que são vítimas de violência ou por algum motivo perderam o vínculo familiar”, analisa a gestora.

WhatsApp Image 2024-09-27 at 11.29.54 (2).jpeg

O secretário da Educação, Washington Bandeira, conta que a Seduc está feliz em fazer parte deste momento. “No caso específico aqui do novo lar da criança, nós apoiamos com infraestrutura, mobiliário, climatização e outras demandas para que a gente tivesse aqui essa estrutura completa”, finaliza o gestor.