DestaquePolítica

Rafael Fonteles pede autorização da Alepi para viagem à Europa

O governador Rafael Fonteles (PT) encaminhou nesta segunda-feira (13) para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um pedido de autorização para viagem oficial à Europa. O projeto de resolução do Poder Executivo tramitará nas comissões e será votado em plenário.

Fonteles cumprirá agenda entre os dias 17 a 24 de novembro na CroáciaBélgica e Portugal. Na pauta, está visitas a empresas que tendem a realizar investimentos no Piauí, participação em eventos voltados para o hidrogênio verde e turismo no estado. 

Rafael Fonteles durante transmissão do cargo - (CCOM Governo do Piauí)
Rafael Fonteles durante transmissão do cargo

Segundo o Palácio de Karnak, o chefe do Executivo terá reunião Green Park, na Croácia. A empresa manifestou interesse em investir em programa de hidrogênio verde do Piauí. Em seguida, a comitiva seguirá para a Bélgica, onde participará da Semana Europeia do Hidrogênio e do III Summit Piauí – Europa de Hidrogênio Verde.

Já em Portugal, nos dias 22 e 23 de novembro, o governador representará o Estado no Showcase Piauí Portugal e no Investe Piauí Day, que atuam para incentivar o turismo e atrair investimentos para os complexos turísticos piauienses.

VIAGEM À ÁSIA

Em recente viagem à Ásia, o governo Rafael Fonteles assinou três acordos de cooperação entre o Piauí e a China, principal parceiro comercial do estado no comércio exterior.

VEJA OS TRÊS ACORDOS

  • O primeiro Memorando de Entendimento (MoU) estabelece relações econômicas e comerciais entre o Piauí e Fujian nas áreas de educação, tecnologia, cultura, portos, zonas de livre comércio e treinamento de talentos.
  • No segundo acordo, as partes se comprometeram a desenvolver projetos, pesquisas e estudos entre a Investe Piauí e a Xiamen Port Group, empresa responsável pela administração do Porto de Xiamen. A medida visa a operação do Porto de Luís Correia, que deve ser inaugurado no final deste ano.
  • O terceiro promove a cooperação econômica e tecnológica entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. A expectativa é para realização de projetos nas áreas de comércio, investimentos, inovação e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *