Reajuste dos servidores: Dr. Pessoa aguarda secretário para definir novo salário
O Prefeito Dr. Pessoa revelou na manhã desta quarta (13) que aguarda um posicionamento do secretário de finanças da capital, Danilo Bezerra, para definir o percentual de reajuste no salário do servidor. O texto deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal de Teresina nas próximas semanas. A expectativa é que o percentual esteja acima dos 4,6% de inflação registrados em 2023.
Em fevereiro o prefeito anunciou um reajuste do salário de 5% para os professores da rede municipal, um percentual acima do índice estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), que definiu o novo piso salarial dos professores da educação básica com um aumento previsto de 3,62%.
Apesar do anúncio de Dr. Pessoa, professores da rede municipal decidiram nesta semana iniciar uma greve no sistema educacional. Os trabalhadores pleiteiam um reajuste do salário na casa de 20%. Além de pagamento do passivo de 2022 e 2023, e, ainda, reajuste de servidores grupo funcional básico.
O Prefeito explicou como está a discussão para a concessão do reajuste.
Dr. Pessoa ainda comentou as mudanças na secretário de comunicação.
“Pelo que eu sei o Salomão ficará de maneira interina. A justificativa do Thesco que saiu é por questão de saúde. Não fui buscar prata de fora, como se diz no futebol, busquei uma prata da casa. A comunicação da Teresina tem várias pessoas competentes, dentre elas o Salomão, o Sérgio Bandeira, algumas mulheres de nível superior que são competentíssimas. A comunicação está segura e vamos andar nesse patamar mais ágil”
Estratégia partidária
O Prefeito comentou também a estratégia partidária do seu bloco político. Nesta quinta o PRD filiará secretários e vereadores, se tornando o maior partido aliado ao Prefeito.
“Parece que teve uma inversão do James Guerra com o Bruno Vilarinho, eles irão mostrar quem irá compor as chapas, um é do PRD e outro é do Avante, esses dois irão fazer movimentos de filiações nesta semana. São pessoas que tiveram um esforço extraordinário de organizar o partido. Estou entrando na reta final, mas 90% das nossas ações são administrativas, 10% estou dedicando a política”, afirmou.
(Fonte:portalodia.com)