Revolta Popular: Pais protestam contra fechamento de escolas pelo prefeito Junior Abreu em Castelo do Piauí
Pais e mães de alunos das escolas municipais de Castelo do Piauí seguem revoltados com a reorganização do ensino básico proposta pela gestão do novo prefeito Junior Abreu. A medida pretende fechar várias escolas no município e realocar os alunos para outras unidades, algumas localizadas em comunidades ou bairros mais afastados, o que tem gerado forte oposição da população.
As manifestações tiveram início na última terça-feira (28), com a interdição de um trecho da PI-115, no povoado Pedreiras, onde uma escola foi fechada. A Polícia Militar e um representante do Ministério Público estiveram presentes e conseguiram liberar a via após momentos de tensão e confusão no local.
Na quarta-feira (29), os manifestantes voltaram a realizar piquetes, utilizando pneus velhos e outros materiais para bloquear a passagem de veículos nos dois sentidos da via. Mais uma vez, a Polícia Militar foi acionada e conduziu alguns líderes do movimento à delegacia de Castelo do Piauí para prestar esclarecimentos.
Nesta sexta-feira (31), os pais voltaram a se mobilizar, desta vez organizando uma passeata que partiu do portal de entrada da cidade em direção à prefeitura. O protesto manteve as mesmas reivindicações: a não aceitação do fechamento de escolas e creches em seus bairros, alegando diversos problemas, entre eles a distância das novas unidades de ensino e deficiências no transporte escolar.
O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Castelo do Piauí, se pronunciou sobre o caso e concedeu um prazo de cinco dias para que a prefeitura justifique oficialmente o fechamento das unidades educacionais.