DestaqueGeral

Rio Itapecuru transborda e inunda o município de Mirador-MA

As últimas chuvas ocorridas na cidade de Mirador, a 485 km de São Luís, deixaram a cidade completamente inundada nesta terça-feira (4). O Rio Itapecuru, que corta o município, transbordou causando enchentes na localidade e também nos povoados que fazem parte de Mirador.

Moradores relatam que enchentes deste nivel aconteceram a mais de 30 anos, porém devido ao desmatamento nas margens do rio Itapecuru, as enchentes voltaram a acontecer, na localidade ja cairam mais de 20 casas, moradores tentam resgatar algum intem pessoal através de canoas.

A rua principal do centro comercial da cidade ficou alagada e até o prédio da Câmara Municipal de Mirador não foi poupado pelas fortes chuvas. As salas, plenário e outros departamentos do órgão ficaram debaixo de água. Segundo os moradores, as chuvas vem ocorrendo desde o último dia 31 de dezembro de 2021.

Muitos moradores e comerciantes tiveram prejuízos e foram obrigados a retirar os seus pertences de última hora para evitar mais perdas. Como foi o caso do proprietário da fábrica de polpas de frutas, Odebes Sá, que diz que essa foi a maior cheia da história do nosso município. “Durante essas chuvas o nível da água aumentou mais de um metro e meio”.

O Corpo de Bombeiros de Balsas enviou uma equipe para a cidade de Mirador para auxiliar as famílias na remoção de seus bens. A Prefeitura está montando uma estrutura caso haja a necessidade de abrigar famílias que perderam as suas casas.

Por enquanto as pessoas que tiveram que sair de casa estão sendo levadas para casa de parentes. A Secretaria de Saúde está preocupada porque há um risco de um surto de doenças por causa das áreas alagadas do município.

Interdição de Rodovia

Mas não são apenas casas, comércios e até a Câmara Municipal de Mirador que vem sendo atingida com o aumento das chuvas nos últimos dias. Uma grande erosão cortou também, parcialmente, a BR-010, no km 228, na cidade de Governador Edison Lobão, entre os municípios de Porto Franco e Imperatriz, na região Tocantina do Maranhão.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a erosão surgiu durante a manhã dessa segunda-feira (3), por causa das fortes chuvas que atingem a região.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *