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Secretaria da Segurança inaugura posto de identificação na Câmara de Teresina

Um novo posto do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco foi inaugurado, nesta sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Teresina (CMT), que fica localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, bairro Cabral. O secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou que a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Segurança (SSP) e o Legislativo municipal da capital.

“Queremos transformar o Piauí no Estado mais digital do país, por isso estamos expandindo o trabalho do instituto de identificação, licenciando e coletando a biometria dos cidadãos piauienses. Podemos ressaltar, que em breve o governo vai prestar os serviços pela nova plataforma GOV.PI. No entanto, para quem não tem acesso à tecnologia, temos que disponibilizar locais de atendimento nos órgãos públicos. Nesse sentido, queremos agradecer a disponibilidade da Câmara Municipal de Vereadores que ofereceu um posto de atendimento centralizado. Essa é uma oferta de cidadania muito importante que só foi possível devido a essa parceria”, pontuou o secretário da Segurança.

Chico Lucas destacou ainda que o Piauí é o único estado do Brasil que todas as cédulas de identidade já estão no novo modelo e que em breve será ofertada uma carteira com policarbonato, com chip, para que os serviços sejam acessados de forma rápida pela população.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, informou que o novo posto representa a descentralização do serviço e possibilita que a população tenha seus direitos garantidos. “Nossa missão é tornar a câmara mais próxima do povo teresinense. Acredito que estamos avançando nesse sentido, principalmente por meio de parcerias, como fizemos com a Secretaria da Segurança Pública. Trazer esse posto de atendimento é um grande avanço”, explicou o parlamentar.

Para o diretor-geral do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenha, esse é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Segundo ele, os interessados devem procurar o posto com os documentos obrigatórios, certidão de nascimento, certidão de casamento atualizada, CPF válido e comprovante de endereço. “Por meio da abertura dos postos e da busca ativa de nossos projetos sociais, vamos garantir que todo cidadão piauiense tenha a nova Carteira de Identidade Nacional”, finalizou o gestor.

A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. Além disso, idosos e pessoas com deficiência também têm direito à gratuidade na emissão da primeira e da segunda via do documento. O posto começa a funcionar na próxima segunda-feira (3), e o horário de atendimento seguirá o padrão da rede de postos do instituto, das 8h às 17h.

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