Secretarias de Meio Ambiente e Educação inauguram a sede reserva do Recicla Codipi
Para marcar a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), com o Projeto Recicla Codipi, foi realizada na segunda (28), a inauguração oficial do Centro de Logística Reversa da cooperativa, no prédio doado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), a antiga Escola Municipal Barão de Castelo Branco, no Povoado Chapadinha Norte, região da Santa Maria da Codipi, zona Norte da cidade. A solenidade completou os quatro eventos que a Semam planejou para festejar os 171 anos de Teresina e, não apenas por esta simbologia, teve motivos extras para comemoração, visto que o centro em apenas um ano de funcionamento já se mostra um comprovado sucesso.
O secretário de Meio Ambiente, Luis André, discursou sobre a relevância do encontro. “O dia hoje é especial, pois vai além de um pontapé inicial. A cada trimestre, já são 14 toneladas de resíduos eletroeletrônicos que saem daqui, para o processo seguinte, a cargo da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), que em maio de 2022, habilitou a Recicla Codipi, para realizar este importante trabalho em nossa capital”, afirmou o secretário.
“Com o apoio da Prefeitura desde o início, o armazenamento do descarte destes produtos, realizado aqui, representa também fonte de renda e de sustento para todos os envolvidos no projeto, além de promover a destinação ambiental correta destes resíduos, livrando o sistema ambiental do município e adjacências de mais este tipo de poluição”, completou Luis André.
Para o fundador e presidente do Recicla Codipi, o advogado Antônio Paz, a divisão de endereços trouxe benefícios. Na sede do projeto, localizada na Santa Maria da Codipi, muitos dos cooperados que trabalham no Centro de Logística Reversa realizam a separação para reciclagem de resíduos sólidos, somando cerca de 140 toneladas por mês. “Já aqui, no endereço doado pela Semec, a chance de poder realizar somente o trabalho com resíduos eletroeletrônicos tornou o processo mais ágil. Em 1 ano e 3 meses, já enviamos 45 toneladas para a reciclagem final, esta sob responsabilidade da Abree”, afirmou Antônio. “Entre os dois endereços, são 40 famílias que sobrevivem do trabalho no Recicla Codipi e, desde que criamos o projeto, há quatro anos, sabemos que podemos contar com o apoio da Prefeitura, da Semam e da Semec. Isso é muito importante”, concluiu.
Reciclar para viver
Representando o secretário de Educação, Nouga Cardoso, no ato solene, a jornalista e advogada Ana Célia Aragão, diretora de Comunicação e coordenadora de Educação Ambiental da Semec, também enfatizou a relevância do trabalho da cooperativa. “A reciclagem nos mostra que o que pode parecer lixo para uns, significa muito para outros. É trabalho, fonte de renda e também uma maneira de ajudar o planeta a ser mais sustentável”, lembrou ela. “O que vem sendo realizado por vocês, cooperados, é também o que pregamos na educação ambiental. Reciclar é trazer a esperança de um futuro melhor. E ensinar a reciclar é o meio para isso. A criança que chega em casa e avisa aos pais que eles não podem jogar o papel na rua pela janela do carro é a prova que o nosso trabalho como educadores está funcionando”, exemplificou Ana Célia.
O evento foi prestigiado ainda pelo professor doutor Marcos Tavares Lira, diretor do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e autor de inovador projeto de casas populares sustentáveis, movidas à base de energia solar; representantes de associações de moradores dos bairros Santa Maria, Paulo de Tarso e Dilma Rousseff, além do titular da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Leste), Gustavo Gaioso. “Quem sabe o próximo passo é unir essas forças aqui presentes e criar mais um centro de reciclagem do projeto, desta vez na zona Leste”, disse o secretário Luis André. “Após o plantio do novo canteiro central da Avenida Padre Florêncio Lecchi, o Grande Prêmio Semam de Bike e o evento esportivo Calistenia & Circo no Parque Matias Matos, fechar nossas homenagens aos 171 anos da cidade ao lado da Semec celebrando um projeto que pensa em uma Teresina mais sustentável é muito significativo”, avaliou o gestor.