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Seis cidades do Piauí recebem novas ambulâncias para renovação da frota do SAMU

Seis municípios do Piauí foram contemplados com novas ambulâncias destinadas à renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Em todo o Brasil, 258 viaturas foram distribuídas, e a cerimônia de entrega ocorreu na última terça-feira (17), em Sorocaba (SP), com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. O investimento, no valor de R$ 74,5 milhões, foi viabilizado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), permitindo a aquisição dos veículos.

Distribuição das ambulâncias no estado:

  • Bom Jesus: 2 ambulâncias
  • Miguel Alves: 1 ambulância
  • Nazaré do Piauí: 1 ambulância
  • São Raimundo Nonato: 2 ambulâncias
  • Simões: 1 ambulância
  • Teresina: 6 ambulâncias

O Novo PAC, implementado pelo governo federal, busca universalizar serviços essenciais da rede pública em todo o Brasil, como o atendimento do SAMU. Em quatro anos, a cobertura do serviço deve aumentar de 87% para mais de 90% da população brasileira, promovendo maior acessibilidade a um serviço de urgência que estava estagnado desde 2017.

De 2017 a 2022, aproximadamente 28 milhões de brasileiros ficaram sem acesso ao SAMU. Desde 2023, o governo tem priorizado a ampliação da cobertura com um reajuste de 30% no custeio federal do serviço, fortalecendo o atendimento à população.

Como funciona o SAMU 192?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) integra a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel.

Gratuito e disponível 24 horas por dia, o serviço pode ser acionado pelo telefone 192. Ele oferece orientações à população e envio de veículos tripulados por equipes treinadas, acionadas por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU desempenha papel crucial na organização e qualificação do atendimento em situações de emergência na rede pública de saúde.