Semec discute com gestores as ações do Programa Brasil na Escola
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está realizando reuniões com os gestores das escolas municipais de Teresina participantes do Programa Brasil na Escola (PBE), do Ministério da Educação. A iniciativa tem por objetivo principal induzir e fomentar estratégias e inovações para assegurar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental.
“Estamos alinhando com cada diretor de escola as ações que serão realizadas durante este ano, que começam juntamente com o início do período letivo, em março. As atividades do programa seguem o plano de ação elaborado pela unidade de ensino, de acordo com o nível de aprendizado de cada aluno, que terá um atendimento personalizado”, explica a coordenadora do Brasil na Escola em Teresina, Gilda Mary Ibiapina.
Foram selecionadas para o PBE em Teresina oito escolas, que atendem em torno de 2.500 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Um dos critérios definidos pelo MEC para a escolha é 70% ou mais dos alunos beneficiados pelo Bolsa Família.
A diretora da Escola Municipal Raimundo Nonato Monteiro Santana conta como o programa será desenvolvido. “Colocamos nossas ações de acordo com o perfil dos nossos alunos. Como nossa escola fica numa região periférica, na Vila Irmã Dulce, inserimos práticas que elevassem o cognitivo, mas que também trouxessem um repertório cultural para os alunos. O acompanhamento será em língua portuguesa, matemática e artes, como o grafite”
Participam do programa em Teresina: Escola Municipal Angelim, Escola Municipal Coronel Boa Vista, E.M. Professor Ofelio Leitão, E.M. Professora Zoraide Almeida, E.M. Raimundo Nonato Monteiro Santana, E.M. Hindemburgo Dobal e E.M. Professor Marcilio Flavio Rangel de Farias.