Semec vai divulgar protocolo de enfrentamento e prevenção à violação de direitos das crianças e dos adolescentes na educação
Está em fase de finalização o documento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), em conjunto com órgãos parceiros, como protocolo de enfrentamento e prevenção às situações de violação de direitos das crianças e dos adolescentes na educação. Nesta segunda-feira (14), a comissão interna responsável pela elaboração concreta do protocolo realizou um encontro no Centro de Formação Odilon Nunes para a última revisão de texto.
De acordo com a gerente de Formação da Semec, Hostiza Machado, o próximo passo é aprovar junto ao comitê permanente, formado por representantes da Semec, Fundação Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente de Teresina e Guarda Civil Municipal.
“O documento foi todo construído com base em diversos olhares, contribuições e aponta na prática como agir em casos de violação do direito nas nossas crianças e adolescentes, apresentando também ações de prevenção”, explica Hostiza.
Depois de aprovado, o plano de ação deve começar a ser executado, primeiramente com a ampla divulgação do documento. O primeiro grupo a ter acesso ao protocolo detalhadamente será dos diretores nas unidades de ensino da Rede Municipal.