Sessão pública aprova propostas e classifica entidades recicladoras
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) realizou nesta sexta-feira (04) o julgamento das propostas e o recebimento/análise das documentações das cooperativas, entidades e organizações que trabalham com reciclagem na capital que estão participando do chamamento público.
Ao todo, foram cadastradas cinco entidades recicladoras, no qual apenas a entidade Ciclo Piauí Consultoria e Valorização de Resíduos LTDA, não foi habilitada, conforme critérios do edital. As entidade habilitadas e classificadas foram: Associação de Mulheres Agentes de Valorização de Reciclagem (AMAVARE); cooperativa de Trabalho Empreendedor e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Piauí (COOTERMAPI); cooperativa de Trabalho Reciclável Codipi (RECICLA CODIPI) e o Movimento Emaús Trapeiros de Teresina.
A próxima etapa será a do prazo recursal, no qual, o Técnico da Semduh, Breno Leite, explica como será essa próxima etapa do processo :“ Na segunda iniciaremos mais uma etapa do edital que é o prazo recursal, onde teremos mais cinco dias úteis, onde as interessadas em apresentar recursos poderão se manifestar com suas respectivas alegações, para que posteriormente seja dado mais cinco dias, previsto no edital, para que as demais apresentem as contrarrazões, em seguida será feito o julgamento desses recursos que eventualmente serão interpostos e após o julgamento dos recursos iremos para etapa de homologação do chamamento”, explica.
Com a realização do cadastro dessas cooperativas e entidades de reciclagem, a Prefeitura de Teresina aperfeiçoará o serviço de coleta seletiva e a destinação final dos resíduos coletados, assim permitindo um melhor gerenciamento dos resíduos no município, onde terá mais opções de entidades que possam trabalhar com esses materiais recicláveis, ajudando na preservação e proteção do meio ambiente.
A representante da Associação de Mulheres Agentes de Valorização de Reciclagem (AMAVARE), Marisa Sales, que ficou em primeiro lugar na classificação do chamamento, destaca o principal objetivo da associação e fala da importância de sua participação no processo.
“Somos uma associação criada por mulheres, onde unimos nossas forças, com objetivos socioambientais e econômicos, para nosso meio, onde trabalhamos com a reciclagem gerando poder econômico e social para nós mulheres. Resolvemos participar deste edital com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico e fortalecimento feminino, através do trabalho de reciclagem”, destaca.
A coleta seletiva é realizada pelo Consórcio Teresina Ambiental (CTA), que colhe o material em todas as zonas da cidade, além da coleta seletiva em condomínios e grandes geradores, no qual todo esse material coletado será destinado para as entidades de reciclagem que tiverem suas propostas aprovadas e com as documentações regulares, assim cumprindo os requisitos necessários para a execução do serviço.