CidadeDestaque

Strans faz balanço das ações desenvolvidas no primeiro mês de gestão

Desde o início da gestão em janeiro de 2025, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), começou uma intensificação e fiscalização nos transportes coletivos de Teresina, através de vistorias, com o objetivo de garantir mais segurança ao usuário e não haver diminuição da frota, principalmente no período escolar.

Além disso, os terminais de integração que estão parados e as estações de ônibus receberam mutirão de limpeza para melhores condições de uso e a visita técnica de uma empresa Alemã para avaliar, através de estudo, a possibilidade de Teresina receber ônibus elétrico.

Foram implantadas placas educativas de sinalização nas faixas que, antes eram exclusivas para ônibus, agora foram liberadas para todos as motocicletas e em breve, os motoristas de aplicativo poderão também trafegar em serviço. Com isso, o trânsito terá mais fluidez.

Volta às aulas
Na volta às aulas, a gerência de educação de trânsito visitou as escolas com divulgação de material educativo, através de vídeos, dando dicas sobre o trânsito nesse período, principalmente quanto ao embarque e desembarque dos alunos em frente às escolas.

A Diretoria de Operação e Fiscalização de Trânsito da Strans (DOFT) tem divulgado com antecedência a interdição de vias quando necessário. Isso evita transtorno ao usuário que pode buscar vias alternativas para trafegar, principalmente em finais de semana.

Os agentes de trânsito, por meio de vídeos nas redes sociais, têm buscado orientar os condutores sobre as vagas preferenciais em estacionamentos públicos e privados de uso coletivo. Isso tem o objetivo de resguardar o direito a quem se destinam as vagas reservadas conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Segurança ao condutor
A sinalização semafórica foi aprimorada com o amarelo piscante em algumas vias no horário de 23h às 05h, para garantir segurança ao condutor nessas vias e nesses horários. Além disso, está sendo finalizada a sinalização horizontal e vertical da nova rotatória da UFPI, que em breve, vai interligar a ponte com destino ao bairro Mocambinho, na zona norte de Teresina.