CidadeDestaque

Teresina inicia nova etapa de vacinação contra a dengue com 7 mil doses

A capital do Piauí recebeu, 7 mil novas doses da vacina Qdenga, enviadas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes serão direcionados à aplicação da primeira dose em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo prioritário nesta etapa da campanha.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as vacinas foram destinadas exclusivamente a Teresina, já que outras cidades do Território Entre Rios ainda possuem doses disponíveis. Apesar da vacinação ser uma ferramenta essencial no combate à dengue, a Sesapi ressalta que ela deve ser complementada por ações de eliminação de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da doença.

A superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos, destacou a importância de concluir o esquema vacinal. “A proteção completa só é garantida com as duas doses. Pedimos aos pais que levem seus filhos para finalizar a imunização,” alertou. Em Teresina, menos de 3 mil pessoas completaram o esquema vacinal, um número muito abaixo do ideal, considerando as doses recebidas até agora.

A campanha faz parte de um esforço mais amplo no combate às arboviroses no estado. Entre as medidas estão o painel de monitoramento e a Sala de Situação de Dengue, criados em 2024 para acompanhar os casos de Dengue, Zika e Chikungunya, com atualizações semanais sobre o avanço das doenças no Piauí.