CidadeDestaque

Total de turistas embarcados no aeroporto de Teresina cresce 25% no 1º trimestre

Cálculos da Coordenação de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), da Prefeitura de Teresina, indicam que o fluxo de turistas embarcados pelo Aeroporto de Teresina cresceu 25,2% nos três primeiros meses de 2023, em relação a igual período de 2022. Essa constatação veio em função do movimento de passageiros no aeroporto, informado pela empresa CCR Aeroportos.

“Estamos buscando apoiar eventos que sejam captadores de fluxo, para elevar a injeção de moeda nova na economia e gerar entretenimento para a população local. Dessa forma, estamos estimulando que etapas de campeonatos nacionais se realizem em Teresina, e isso já se reflete no crescimento anunciado pelos nossos números”, disse o secretário da SEMDEC, Iran Felinto.

As pesquisas são realizadas pelo menos duas vezes no ano e consistem na abordagem de passageiros no portão de embarque do Aeroporto de Teresina, para identificar os turistas que retornam e extrair informações acerca do perfil socioeconômico e impressões sobre a cidade de Teresina.

“Nós sabemos, pelas pesquisas aplicadas, que 45,3% dos passageiros embarcados pelo Aeroporto de Teresina são turistas. Os demais são residentes em Teresina, que estão viajando, ou pessoas que chegam do interior para embarcar. Segundo dados da CCR, entre janeiro e março de 2023, foram embarcados 131.587 passageiros, dos quais 59.609 eram turistas. Em 2022, foram 114.699 passageiros embarcados e 47.599 turistas”, esclareceu o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.

A gestão do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, tem realizado esforços para retornar os números da atividade turística aos patamares anteriores. Para isso, está trabalhando o receptivo local, por meio da mobilidade urbana e melhoria de monumentos e atrativos turísticos, e a captação de fluxo, com a participação em feiras nacionais de Turismo, com o intuito de estimular operadores e agentes de viagens a colocar Teresina nos seus roteiros.

Outra motivação para o crescimento do fluxo está relacionada ao uso do agente de viagens. Segundo a SEMDEC, em 2013 ,apenas 0,3% dos turistas informaram que utilizaram os serviços de uma agência de viagens, enquanto em 2022 esse índice cresceu para 12,7% e já chegou a 28,4% em 2019 – uma queda provocada pela retração do fluxo, por conta da pandemia.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *