CidadeDestaque

Trabalhadores que fazem coleta de lixo suspendem greve que iniciaria hoje (22)

greve dos trabalhadores da limpeza urbana de Teresina, que começaria hoje (22), não vai mais acontecer. Isto porque a empresa que opera o setor e a categoria conseguiram chegar a um acordo para evitar a deflagração do movimento. Os trabalhadores reivindicavam o pagamento de salários atrasados, pagamento de insalubridades e depósito do FGTS. 

Nesta quinta (21), a empresa efetuou o pagamento das horas extras e de um mês de insalubridade. Foi o que informou Jonathas Miranda, presidente da entidade representante da categoria. “A empresa apresentou uma contraproposta que iria quitar todos os débitos que tem de horas extras e realmente foi pago na terça-feira. Ontem eles anunciaram que iriam pagar o mês completo do saldo de insalubridade e os retroativos, que vão começar a pagar a partir de dezembro”, explicou Jonathas.

Com o acordo, os 1.800 trabalhadores das empresas de limpeza urbana continuarão cumprindo sua carga horária normalmente e a coleta de lixo em Teresina segue sem interrupções. O serviço, no momento, está sendo operado mediante contrato emergencial firmado entre o poder público e o ente privado. Isso porque a licitação para contratar uma empresa em definitivo segue suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado por suspeita de irregularidades.

No começo da semana, a Câmara Municipal de Teresina convocou um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) para prestar esclarecimentos sobre a situação e debater a crise do lixo em Teresina.