DestaquePolicia

TRE decide nesta segunda se vereadora Tatiana Medeiros será solta após ser presa pela PF

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgará nesta segunda-feira (14), a partir das 14h, em sessão por videoconferência, um habeas corpus criminal impetrado pelo advogado Samuel Castelo Branco Santos em favor da vereadora Tatiana Teixeira Medeiros, eleita em 2024 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Teresina.

Tatiana Medeiros foi presa no dia 3 de abril durante a deflagração da Operação Escudo Eleitoral II, da Polícia Federal. A parlamentar é investigada por suspeita de integrar uma organização criminosa atuante na capital piauiense, além do uso de recursos ilícitos na campanha eleitoral do ano passado. As apurações da PF apontam ainda indícios de compra de votos.

O habeas corpus busca a revogação da prisão preventiva decretada pelo juiz Luís Henrique Moreira Rêgo, do Núcleo de Juízes Eleitorais de Garantias do TRE-PI. Durante audiência de custódia realizada no dia seguinte à prisão, 4 de abril, o magistrado decidiu manter a custódia da vereadora, alterando apenas o local de detenção — da sede da Polícia Federal para um alojamento no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí. A mudança se deu em razão da prerrogativa profissional da parlamentar, que também é advogada.

A expectativa é de que o julgamento mobilize atenção por envolver uma autoridade eleita recentemente e que permanece sob investigação em um dos casos mais emblemáticos do processo eleitoral de 2024 no estado.