Troféu Amigos do Meio Ambiente marca sucesso de simpósio da Prefeitura
Para marcar a realização do I Simpósio de Educação Ambiental: Práticas Sustentáveis – promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – foi criado o troféu Amigos do Meio Ambiente. A láurea foi uma maneira de agradecer aos palestrantes e apoiadores do evento, que teve suporte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Piauí, Secretaria Municipal de Educação (Semec), e UFPI.
“Além do apoio da Prefeitura, é uma satisfação saber que podemos contar com o estímulo de profissionais e entidades que doaram seu tempo, energia e recursos não apenas para atender à nossa demanda, o que já seria extraordinário, mas para somar, dar ideias e enriquecer o conteúdo do simpósio”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Luis André. Organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam, o encontro ofereceu a cerca de 200 estudantes da rede municipal palestras sobre sustentabilidade como alternativa de carreira.
“A Semam é uma família que rapidamente aprendi a admirar”, afirmou a pedagoga Janaina Moura, da Semec, uma das premiadas e à frente de um projeto que combina educação infantil e ambiental no Parque das Crianças com alunos de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de todas as zonas de Teresina, incluindo a rural.
Projetos e parcerias
“Estamos abertos a projetos que reforcem também esse nosso papel na sociedade piauiense”, afirmou Márcio Freitas, palestrante da OAB PI e secretário da Comissão de Defesa de Meio Ambiente da Ordem, que tem ainda comissão de defesa de Direitos dos Animais.
“Nossa parceria tem evoluído naturalmente. É sempre proveitoso estar nos eventos da Semam”, afirmou Miguel de Oliveira, da Equatorial Piauí, que falou sobre os programas sustentáveis da empresa. “Equatorial, Indama – Coleta de Óleo de Fritura, OAB PI e É de Sol Compostagem estão se solidificando como fortes parceiros da Semam”, afirmou a gerente do NEA, Naisis Castelo Branco.
Da academia, os professores-doutores Majaci Moura e Cristiane Lopes, do CTT da UFPI, e do engenheiro e professor Marcos Lira, diretor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPI, também foram premiados por suas participações. Junto a eles, revelações como Daniela Hanna, de 18 anos, vencedora em 2021 da etapa nacional do projeto Pioneiros, promovido pela Águas de Teresina, e Sandra Sousa, bióloga à frente do Projeto Arandu – Saberes e Práticas com Abelhas.