CidadeDestaque

UBS do Poty Velho faz atendimento de terapias integrativas

Para atender pacientes com queixas de dores, ansiedade, insônia e outras doenças funciona o ambulatório de práticas integrativas, na Unidade Básica de Saúde do bairro Poty Velho, zona Norte, de forma permanente desde esta quarta-feira, 26, como projeto piloto. O atendimento é mediante agendamento no SAME dessa UBS para as quartas-feiras pela manhã e as sextas-feiras a tarde.

A enfermeira Nancy Nay Loiola, que trabalha na UBS, explica que as pessoas que procuram atendimento relatam dificuldades com dores, insônia, ansiedade, tristeza entre outros problemas de saúde e as terapias integrativas complementam o tratamento. “Atendemos com auriculoterapia, ventosaterapia, aromaterapia, práticas, reflexologia podal, massoterapia, massagem relaxante. Os pacientes relatam muitos benefícios como melhoria das dores, da ansiedade, do sono e do funcionamento do intestino, entre outros problemas de saúde”, afirma.

A paciente Raimunda Alves, 72 anos, faz tratamento com as práticas integrativas porque sentia fortes dores e angústia. “Nesse tipo de tratamento eu sinto que melhorei muito e até reduzi alguns medicamentos”, fala. Com 63 anos, Francisca Vieira de Castro, relata casos de dores nas pernas e dificuldades para dormir. “Faço auriculoterapia e já não uso mais remédios para dormir e as dores no corpo diminuíram. O tratamento é muito bom”, diz.

A enfermeira Edna Albuquerque, que trabalha com práticas integrativas na UBS do Poty Velho, destaca que nas consultas de enfermagem escuta as queixas, identifica as necessidades de pacientes e encaminha para atendimento de algum procedimento para auxiliar no tratamento e bem-estar.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *