UPA do Promorar informatiza farmácia e implementa registro de acompanhantes no sistema
A partir desta semana, o Complexo UPA, Hospital e Maternidade do Promorar iniciou a implantação de duas mudanças significativas: a informatização da farmácia, com o objetivo de controlar o estoque de medicamentos, e o registro de acompanhantes no sistema eletrônico Gestor Saúde. Essas medidas proporcionarão maior segurança no acesso ao hospital e permitirão o aumento dos repasses federais à instituição.
Socorro Oliveira, diretora-geral do Complexo UPA Promorar, explica que o SUS oferece um valor adicional pela diária quando há registro dos dados dos acompanhantes nos prontuários. “É uma ação simples, mas que trará benefícios financeiros, além de proporcionar mais segurança para quem está dentro do hospital.”
Sobre a informatização da farmácia, a diretora destaca que o controle rigoroso de medicamentos, como psicotrópicos, anestésicos e antimicrobianos, é essencial e preconizado pelo Ministério da Saúde. “Os protocolos de controle estão sendo implantados e, com a informatização, estamos dando um salto de qualidade e controle que beneficiará tanto os profissionais de saúde quanto a população atendida”, afirma.
Gina Nogueira, diretora de assistência hospitalar da FMS, acrescenta que a informatização da farmácia já existia nos demais hospitais, sendo o Complexo UPA Promorar o único que ainda não havia implantado esse sistema. “Com a informatização da farmácia no Complexo UPA Promorar, estamos agora em conformidade com os outros hospitais da rede nesse quesito, garantindo um controle ainda mais rigoroso e eficiente”, finaliza.