Vereador Venâncio solicita treinamento inclusivo para PM e rede turística de Teresina
O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) apresentou nesta terça-feira (14) um requerimento à Câmara Municipal solicitando a realização de um treinamento para os alunos do Centro de Formação da Academia da Polícia Militar e para funcionários da rede hoteleira e de bares e restaurantes. O objetivo do treinamento é melhorar o tratamento das duas categorias, policiais e funcionários da rede turística, aos cidadãos, especialmente àqueles que possuem deficiências do neuro desenvolvimento, como transtorno do espectro autista.
Para realizar o treinamento, Venâncio sugere que sejam envolvidas instituições que acolhem pessoas com deficiência, como a AMA, APAE, APADA, SER CRIIA e PRISMAS, através da Fundação Wall Ferraz.
Segundo o vereador, essas instituições possuem experiência e conhecimento sobre as necessidades e características específicas dessas pessoas, o que seria muito valioso para a formação dos policiais e funcionários da rede turística.
“O treinamento seria uma oportunidade para que os futuros policiais e funcionários da rede hoteleira, de bares e restaurantes, aprendam a se comunicar e agir de forma adequada e respeitosa com as pessoas com deficiência, oferecendo um atendimento mais inclusivo e eficiente” diz. O vereador reforça ainda que essa iniciativa pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e para a melhoria das próprias instituições.
O requerimento do vereador Venâncio foi encaminhado para análise da Câmara Municipal e será discutido pelos vereadores nas próximas sessões. Caso aprovado, o treinamento poderá ser realizado em parceria com as instituições indicadas pelo vereador, trazendo benefícios para a formação dos futuros policiais e para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.