Vice-governador participa de tratativas para expansão do Instituto Federal no Piauí
O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, esteve reunido, nessa quinta-feira (13), com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo; o reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha; e a diretora-geral do IFPI Campus Dirceu, professora Liana Marreiro, para discutir a expansão do Instituto Federal do Piauí no estado.
A expansão do IFPI, segundo Themístocles Filho, é uma estratégia importante para promover o acesso à educação profissional e tecnológica em diferentes regiões do estado. Durante a reunião, diversas propostas e critérios foram analisados visando à criação de novos campi, levando em consideração a demanda da comunidade, infraestrutura disponível, viabilidade financeira e impacto social.
“Com o objetivo de atender às necessidades educacionais dos piauienses, a abertura de novos campi do IFPI é uma iniciativa de desenvolvimento do Piauí. A educação profissional e tecnológica desempenha um papel fundamental na formação de mão de obra qualificada e no fortalecimento do setor produtivo, contribuindo, assim, para o progresso econômico e social da região”, destacou o vice-governador.
Durante a reunião, o vice-governador destacou a importância do diálogo entre gestores da Educação do Estado e os representantes do IFPI para a tomada de decisões estratégicas. “Após nossa reunião, o secretário da Educação vai conversar com o governador do Piauí para agendar uma audiência com o ministro da Educação. Por meio desse encontro, poderemos dar a contribuição que o Piauí tanto almeja, consolidando nossas ações e esforços pela da educação. O Instituto Federal também está empenhado em promover mais educação em nosso estado”, afirmou Themístocles Filho.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, falou sobre a reunião e os passos futuros. “Com o estudo técnico feito pelo IFPI, com os projetos que o instituto entende e que são interessantes para a expansão dos campi no Piauí, nós levaremos ao governador Rafael Fonteles o que foi discutido aqui, assim definiremos os projetos prioritários do Piauí para levarmos ao Ministério da Educação para futura aprovação e, portanto, expansão dos campi do IFPI aqui no Piauí, gerando uma melhoria, um desenvolvimento da educação técnico profissional”, concluiu o gestor.
O objetivo, segundo os gestores, é garantir que a expansão do instituto seja feita de forma estratégica e sustentável, proporcionando educação de qualidade e oportunidades de crescimento para os piauienses em todas as regiões do estado.