Vigilância notifica 3 agências bancárias por aglomeração
A Vigilância Sanitária de Teresina notificou três agencias bancárias por provocar aglomerações de pessoas e ampliar o risco de transmissão do novo coronavírus. Na manhã desta quarta-feira (09), a coordenadoria da Vigilância se reuniu com os representantes de bares e restaurantes para fazer um alerta sobre o aumento de notificações nesse setor. Os donos de bares e a Vigilância Sanitária relatam que o “grande sabotador” das normas sanitárias é a população.
Na reunião, a Vigilância Sanitária pediu a redução do número de pessoas nos bares, além da redução de mesas e o respeito ao distanciamento de dois metros, como define o decreto.
A gerente da Vigilância Sanitária Municipal, Larisse Portela, informou que foi pactuado que por mesa só pode tolerar de oito a dez pessoas no máximo. Ela disse ainda que no mês de maio aumentou em 42% o numero de notificação por descumprimento às normas sanitárias.
Só no setor de bares e restaurantes foram aplicadas mais de 180 notificações e 42 multas, que variam de R$ 500 a R$ 17 mil.
“Já é a segunda reunião que estamos fazendo com o setor. Percebemos que há uma mudança de postura, mas é preciso maior controle para reduzir o fluxo de pessoas e a distribuição de mesas para que caia o número de transmissibilidade”.
O coordenador do bar 309, Marcelo Sousa, destacou que a grande dificuldade é convencer a população a respeitar as normas sanitárias, como distanciamento e o uso da máscara. Os bares estão a cada dia mais preocupados com a prevenção, adotando novas postura de atendimento, disse.
“Antes da pandemia, trabalhávamos 70 mesas. Hoje estamos com 25, mas precisamos da colaboração da população para que respeitem as normas estipuladas”.